Cidadeverde.com

Rio Marathaoan, em Barras, entra na cota de inundação e CPRM faz alerta aos prefeitos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 


O rio Marathaoan na cidade de Barras entrou neste sábado (1) na cota de inundação. Um novo alerta foi emitido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

“O rio Marathaoan teve elevação rápida e significativa no início da madrugada de hoje onde atingiu a cota de inundação, mas está no momento 10 cm abaixo da cota de inundação. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina”, destacou o órgão responsável por observar o nível dos rios.

Em Barras, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,10 m, onde o nível atingiu cota de inundação na madrugada de hoje, mas no momento está 10 cm abaixo da cota de inundação, e deve sofrer redução nas próximas 8 horas. A expectativa dos técnicos do CPRM é de que o nível deve atingir 4,02 m nas próximas 8 horas.

O boletim divulgado pelo CPRM informou ainda que, em relação à Barragem de Boa Esperança, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) está realizando a defluência de 500 m³/s. 

A medida visa acompanhar o volume de espera para o período, devendo permanecer neste valor até nova reavaliação da Chesf. Já em Floriano, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,91 m, em situação de normalidade, sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,14 m, continuando em situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,84 m. É previsto que o nível tenha redução nas próximas 8h e se mantenha em 3,74 m, continuando em situação de normalidade.

Na cidade de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,30 m, devendo ter o nível estabilizado nas próximas 12h e fique com valores em torno de 5,30 m, continuando em cota de alerta, ficando 40 cm abaixo da cota de inundação.

A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho, no município de Teresina,  é de 4,08 m e deverá sofrer redução nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,91 m, continuando em situação de normalidade.

Já o rio Longá em Esperantina está em cota de inundação e tem cota atual de 7,80 m (40 cm acima da cota de inundação), com previsão de estabilização do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 7,80 m, continuando em cota de inundação e continuando 40 cm acima da cota de inundação.


Paula Sampaio (Com informações do CPRM)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais