Cidadeverde.com

Proposta estabelece plano de evacuação em caso de ataques em escolas do Piauí

Imprimir

Foto: Divulgação/ Seduc -PI

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei estabelecendo um plano de evacuação para o caso de ataques em escolas do Piauí, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) na última segunda-feira (3). 

Ao Cidadeverde.com, o parlamentar explicou que já havia sugerido algo semelhante na última legislativa, após o caso de um ex-aluno invadiu a sala de aula de uma escola no município de Campo Largo, no Norte do estado, e fez ameaças a alunos e professores. 

“Tivemos esse ataque de um jovem com uma faca na escola que por pouco não matou alunos. Além desse caso também tivemos outros. A proposta é uma forma de prevenção, e a prevenção é melhor que esperar o fato acontecer”, destacou o deputado. 

Foto: Arquivo Cidade Verde

A discussão nacional sobre segurança nas escolas voltou à tona recentemente, após um adolescente esfaquear e matar uma professora e deixar outras cinco pessoas feridas em uma escola estadual na cidade de São Paulo. 

A proposta legislativa será votada em plenário, se aprovada será encaminhada ao governador Rafael Fonteles (PT). Ela também se estabelece a implementação de um programa de assistência psicopedagoga para educandos matriculados nas unidades da rede pública estadual de ensino. 

"O indicativo é uma sugestão ao governador. Venho alertado que podemos a qualquer momento ter incidentes nas escolas. Além disso, sugere o treinamento de alunos para o caso de acontecer situações como essa e incêndio", concluiu Gessivaldo Isaías. 

Governo federal cria Grupo de Trabalho para discutir ações

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na última quarta-feira (5), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir ações de enfrentamento e prevenção à violência nas escolas do país. O grupo é uma resposta aos recentes atos de violência às escolas, que ocorreram em São Paulo (SP) e em Blumenau (SC).  

O ministro já revelou que existe a proposta de criação de um disque denúncia, que será um canal telefônico para relatos de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. Também deve ser realizado um mapeamento nacional sobre violência nas escolas.

Outra ação que o governo informou que realizará, por meio do Ministério da Justiça, é o fortalecimento da ronda escolar no entorno de escolas públicas, tanto municipais quanto estaduais. O ministro Flávio Dino anunciou R$150 milhões, a serem liberados para estados e municípios, como recurso extra para fortalecer a segurança no entorno das escolas. 

 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais