Cidadeverde.com

Em Picos, PRF resgata 63 pássaros silvestres transportados em ônibus

Imprimir

Fotos: PRF-PI

Na última sexta-feira (31) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 63 pássaros silvestres que vinham sendo transportados em um ônibus. A ação ocorreu na BR-316, na altura do município de Picos.

O ônibus interestadual vinha da cidade de Brasília como destino a Patos, no Estado da Paraíba. Durante a abordagem ao veículo, os animais foram encontrados dentro de duas bolsas.

A PRF informou que os pássaros da espécie canário da terra eram de propriedade de um homem, 57 anos, que seguia como passageiro.

"A equipe iniciou os procedimentos de fiscalização quando encontrou duas bolsas nos últimos assentos do veículo. Questionado sobre a origem dos pássaros, o homem informou que eram seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros em Patos (PB)", destacou a PRF.

Todos os animais estavam sem a devida documentação e em situação de maus-tratos, sendo transportados sem possibilidade de hidratação, sem ventilação adequada e com pouca mobilidade. De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Diante do exposto, as aves foram encaminhadas a delegacia de Policia Civil de Picos e o passageiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial e responder pelos crimes de Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar maus-tratos contra animais. Posteriormente as aves foram soltas. 

 

Paula Monize (Com informações da PRF)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais