Cidadeverde.com

Draco deflagra operação contra facções criminosas e prende três suspeitos em Teresina

Foto: Ascom/segurança

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) realizou na manhã desta quarta-feira (05) uma operação contra facções criminosas que atuam em Teresina. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três pessoas foram presas.

Em entrevista ao Notícia da manhã, o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, informou que a operação é uma ação programada e integrada com outras forças de segurança do Piauí. Durante o cumprimentos dos mandados, uma arma de fogo, que pode ter ligações com homicídios na capital, também foi apreendida. A arma será encaminhada para a perícia.

“Então, uma ação integrada com o intuito de colocar essas pessoas que integram facções criminosas dentro do sistema penitenciário. Além das buscas e apreensões, que resultaram nessas prisões, conseguirmos apreender dentro desses materiais ilícitos uma arma de fogo que há fortes indícios do envolvimento dessa arma com alguns homicídios aqui em Teresina”, pontou o delegado.

Ainda de acordo com Charles Pessoa, as prisões realizadas nesta manhã são decorrentes de um planejamento elaborado com o foco no combate as facções criminosas e de investigações já em andamento.

“Quando o Draco foi instituído, na verdade ainda como Greco, foi elaborado um planejamento com foco no combate a essas facções criminosas, então nós temos aqui correndo diversas investigações, nós temos aqui algumas operações programadas e com certeza, diariamente, nós iremos apresentar essas ações com esse foco principal que é o combate a essas facções criminosas e tem como consequência a prisão desses indivíduos e um reflexo na redução da criminalidade aqui em Teresina e no interior do Estado, principalmente no que desrespeita a essa criminalidade violenta”, ressalta.

O delegado acrescentou também que o objetivo da operação é contribuir com a criminalidade violenta e demonstrar à população os prejuízos que o envolvimento com facções criminosas trazem.  

“Esses indivíduos, eles integram uma facção criminosa e como existe essa disputa territorial aqui em Teresina, a gente tem presenciado alguns crimes contra a vida, alguns homicídios praticados por esses grupos, disputa territorial e práticas de homicídios por esses grupos rivais, então o nosso objetivo é também contribuir com a redução essa criminalidade. O objetivo é prender essas pessoas, demonstrar que o envolvimento com facção criminosa só traz prejuízo, prejuízo para os próprios integrantes, prejuízos para os seus familiares, prejuízo para a sociedade como um todo e o Draco está assumindo o seu papel, que tem atribuição principal o combate a essas facções criminosas”, destacou.

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais