Cidadeverde.com

Rio Marathaoan volta a se aproximar da cota de inundação em Barras, alerta CPRM

Imprimir

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 

O nível do rio Marathaoan deve atingir os 419 centímetros nas próximas horas em Barras, se aproximando mais uma vez dos 420 centímetros da cota de inundação. O alerta consta no boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no começo da tarde desta quarta-feira (5).

Já em Esperantina, a estimativa é que o nível do rio Longá sofra uma redução de 12 centímetros. Ainda assim, a profundidade do curso de água na estação de monitoramento na cidade deve ficar acima dos 740 sentimentos da cota de inundação.  

Por conta dessa situação, o CPR emitiu alertas para que as autoridades de Barras e Esperantina adotem medidas de prevenção junto a famílias que morem em áreas de risco para alagamentos em decorrência do aumento do nível dos rios. 

“Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação”, destaca o comunicado do órgão de monitoramento. 

O rio Parnaíba também continua na cota de alerta em Luzilândia, com os atuais 532 centímetros. A previsão é que o nível suba para 535 centímetros nas próximas horas, se aproximando dos 570 centímetros da cota de inundação.

É importante ressaltar que as previsões do boletim do CPRM são baseadas em modelos hidrológicos, com dados provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA).


Breno Moreno (Com informações do CPRM)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais