Cidadeverde.com

Na Páscoa, arcebispo pede piedade e que olhem o outro como irmão e não como adversário

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Semana Santa é considerado o momento mais importante da igreja católica com a celebração da paixão, morte e ressuscitação de Jesus Cristo. O Arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, falou com o portal Cidadeverde.com sobre a importância do período para a igreja católica e destacou a programação na capital piauiense.

Para a Semana Santa, as celebrações iniciaram com o Domingo de Ramos (2) e depois na segunda-feira (3) ocorreu a Missa dos Santos Óleos. Agora nesta quinta-feira (6) inicia o Tríduo Pascal que segue até sábado (8) com celebrações referentes a paixão, morte e ressuscitação de Cristo. No domingo (9) é celebrada a Páscoa onde acontece o tradicional evento "Teresina Ressuscita com Cristo".

Dom Juarez afirmou que esse é um momento importante para os cristãos, que devem comparecer as missas e celebrações que são realizadas pelas igrejas. 

"Da parte de cada um esperamos três atitudes. Primeiro a piedade, que é viver a escuta da palavra e viver a oração, onde eu silencio interiormente e medito na palavra de Deus. Também deve ocorrer a celebração comunitária, que quinta-feira participem da missa de Lava Pés, na sexta-feira participar da cerimônia da morte do senhor, vamos participar da procissão do senhor morto, no sábado santo da vigília pascoal e no domingo a tarde, do Teresina Ressuscita. Então, é silenciar e orar, não esquecer do jejum [na sexta-feira}. Não é apenas se privar de um alimento, da carne, pois quando a gente renuncia, que possa dar a alguém que não tenha como consumir", destacou.

Dom Juarez destacou que esse também é um momento para refletir sobre os problemas que assolam o país como a fome e a violência.

"É importante refletir o problema da fome que assola muita gente. Nosso senhor disse que: ‘ninguém passe fome e nem sede por nossa causa, que sejamos solidários’. Então não podemos olhar para os outros como adversários, mas como um irmão que deve ser amado e acolhido. Também temos que superar a violência, que muitas vezes campeia na nossa sociedade.Às vezes tem muita cultura do ódio e indiferença e é hora de se reconciliar", acrescentou.

O arcebispo afirmou que esse é um momento dos fiéis se reunirem. "O filho de Deus se fez humano para salvar a humanidade, mas foi com a sua morte que ele salvou a gente. Todo domingo celebramos a Santa Missa, mas ela só existe porque teve esse momento onde cristo morreu e ressuscitou. Por isso toda vez que celebramos a santa missa, obedecemos o que Jesus diz: fazei isso em memória de mim. Nós padres temos a missa diária, o católicos tem a missa semanal, então nela atualizamos o santo sacrifício de Jesus. A Páscoa é o centro da nossa fé cristã, pois foi a partir da Páscoa que a igreja nasceu, que se expandiu pelo mundo para anunciar a salvação do nosso senhor Jesus Cristo, a boa nova de salvação, de boa vida e plenitude para as pessoas", pontuou.

Programação

Durante esses dias, as paróquias de Teresina vão ter programações específicas com celebrações. O arcebispo vai celebrar as missas na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no centro de Teresina.

Ao Cidadeverde.com o arcebispo explicou quais celebrações acontecem em cada dia durante a Semana Santa.

Quinta-Feira Santa (6)

Às 18h o arcebispo celebra a missa da Ceia do Senhor seguida de Vigília Eucarística na Catedral de Nossa Senhora das Dores.

" A Semana Santa é um momento muito forte na igreja para os cristãos. O coração da Semana Santa é o mistério pascoal de cristo, que começa com o tríduo pascoal, que é celebrado de quinta-feira ao sábado santo a noite, ou seja, na quinta-feira vamos celebrar na igreja catedral a partir das 18h a missa do Lava-Pés, que também é chamada a missa do Senhor, onde celebramos quando ele anuncia o amor que faz serviço e se inclina para lavar os pés do apóstolos e assim ele pede que a gente possa amar servindo aos outros, e logo depois do lava pés, ele institui a Eucaristia", explicou.

Sexta-Feira Santa (7)

Na Catedral de Nossa Senhora das Dores, o arcebispo inicia às 15h a celebração da Paixão do Senhor, iniciando com a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto até a Igreja de São Benedito.

"A sexta-feira santa é um dia de penitência, de jejum, de abstinência de carne, não se deve esbanjar comida. O jejum significa a nossa solidariedade com o nosso Deus que sofre e morre por amor a nós, e também para ser solidário aos que necessitam. Fazemos também a adoração ao nosso Jesus Cristo crucificado, não é um Deus morto, mas crucificado, a adoração a cruz que antes era sinal de maldição, e ao nosso Deus que morreu nela para nos dar salvação passa a ser sinal de benção, e depois tem o momento da comunhão. Depois vamos fazer a procissão do senhor morto, não é que os cristãos adoram Deus morto, é um meditação sobre o mistério da morte, e todos nós passamos por essa realidade. Então fazemos a procissão para meditar sobre o mistério da morte de cristo e  também a nossa, mas é uma procissão esperançosa, pois estamos na esperança do senhor que ressuscitou", declarou.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com


 

Sábado Santo (8)

Na catedral, às 21h se inicia a solene Vigília Pascal.

"O sábado santo é o dia do grande silêncio. Atenção meu irmão católico, esse não é um dia de fazer farra e bebedeira, tem o tempo do carnaval, esse é um dia de silêncio, com a nossa senhora que chorou a morte do seu filho que foi sepultado. A noite nós vamos celebrar às 21h na catedral e nas demais paróquias a proclamação da páscoa do senhor, a igreja se alegra com a ressurreição dos senhor, pois Cristo ressuscitou, Aleluia. É uma belíssima cerimônia, pois tem a benção do fogo, se acende o círio pascal que representa cristo ressuscitado que é luz no mundo e ilumina as nações, e ainda tem a liturgia batismal com a benção da água. Os catecúmenos são batizados, recebem comunhão, e depois prossegue com a santa missa", informou o arcebispo.

Domingo de Páscoa (9)

No domingo acontece o Teresina Ressuscita com Cristo, às 16h, com saída e bênção das velas no adro da Igreja São Benedito, e depois acontece a procissão luminosa na Avenida Frei Serafim até o Parque Potycabana. Depois às 18h acontece a missa.

"No domingo tem o Teresina Ressusista com Cristo, onde é um momento muito importante, pois é o dia da ressurreição do senhor, onde vamos nos encontrar às 15h no adro da igreja São Benedito, vamos fazer a benção das velas e vamos sair em procissão com cânticos em alegria até a Potycabana, onde vamos celebrar a Santa Missa das ressurreição. Vamos viver intensamente esses dias, no silêncio, na meditação, pois precisamos ser agradecidos a Deus pelo dom do seu filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou, nos deu a vida nova e com ele vamos fortalecer a esperança e ressurreição para a vida", apontou.

Mensagem do Arcebispo

Em mensagem aos fiéis, o arcebispo pediu que as pessoas tenham fé e esperança, e pede que os católicos continuem a realizar boas obras na comunidade.

"A nossa vida é feita de momentos de alegria e de momentos de dores. As alegrias e dores devem ser vistas com fé e esperança, nossas dores devem ser associadas a de Jesus, e São Paulo diz: se cristo não tivesse ressuscitado, não seria a nossa fé, mas ele ressuscitou, por isso, ele ressuscitou na nossa vida e corações. Toda vez que realizamos boas obras, de misericórdia, são obras de ressurreição. O mundo é marcado por muitos sinais de morte, nós somos chamados agora pela fé em cristo, para transformar esses sinais de morte em vida, de esperança, que são os bons frutos produzidos na Páscoa, o perdão, a paz, o amor ao próximo, a reconciliação, isso é alegria. Desejo a todos uma abençoada Semana Santa, uma feliz Páscoa e que cristo ressuscite no seu coração, na vida da sua família e comunidade, e que você possa viver esse momento em alegria  e encontro com cristo com a sua família. Quando vierem as dificuldades, você vai encontrar força em cristo e Jesus para superar. Feliz Páscoa, Cristo ressuscitou. Aleluia, que ele dê a sua benção", finalizou.

 


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais