Cidadeverde.com

Policial lança e-book para evitar sextorção, golpes virtuais e o que fazer se for vítima

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O agente de Polícia Civil Maiccon Sousa lançou o e-book "Fique Esperto" com dicas para que internautas evitem golpes virtuais e caso sejam vítimas, saibam como lidar com a situação.

O Cidadeverde.com teve acesso ao arquivo que detalhes golpes como clonagem de WhatsApp, sextorção, golpe da novinha e "pedofilia". 

Maiccon Sousa trabalha na área da segurança pública há cerce de10 anos e, segundo seu relato no livro, boa parte dos golpes acontecem pela falta de informação do cidadão em relação aos riscos da internet. Por conta disso, resolveu lançar o e-book a fim de contribuir com a educação, principalmente das pessoas mais vulneráveis. 

“Durante esse tempo trabalhando na área da segurança pública a criminalidade vem aumentando ano após ano e com a tecnologia e redes sociais o crime vem tomando dimensões nunca antes vista”, diz Maiccon Sousa na apresentação do seu livro virtual. 

Confira o e-book "Fique esperto!"

Clonagem do WhatsApp

Nesse tipo de crime virtual, os criminosos utilizam técnicas de engenharia social -  uma técnica empregada por criminosos para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites infectados. 

O criminoso age no intuito de convencer o usuário a passar os códigos SMS sob o pretexto de receber alguma oferta ou bonificação. 

Para evitar ser vítima, o agente Maiccon Sousa recomenda que o usuário habilite a verificação em duas etapas do seu aplicativo. Mesmo assim, se for vítima, alguns passos são necessários para evitar maiores prejuízos, como:

  1. enviar e-mail para: [email protected];
  2. colocar no assunto: URGENTE - WHATSAPP CLONADO: Por favor, desativem minha conta; e
  3. em seguida registre o boletim de ocorrência.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Sextorção, golpe da novinha, "pedofilia"

Já esse tipo de golpe é realizado por meio do Facebook e Instagram. Criminosos criam perfis sociais fakes (geralmente de mulheres novas e atraentes) e buscam contato com homens (principais vítimas). Após o primeiro contato a conversa evolui rapidamente para o exibicionismo em webcams e nudes.

  1. Nessa situação, a recomendação é desconsiderar toda mensagem que exija valores para não divulgar o conteúdo; 
  2. Bloquear o usuário do perfil fake no WhatsApp e nas redes sociais;
  3. Se estiver sendo extorquido, avisar aos amigos e familiares;
  4. Nunca compartilhar conteúdo íntimo;
  5. Desconfie de perfis desconhecidos e com fotos atrativas adicionadas e intimidade via direct ou pelo WhatsApp. 

Se cair no golpe, vá até a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrências. Também é importante denunciar na rede social o perfil utilizado na prática do crime por violação aos termos de uso ou diretrizes da comunidade. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais