Cidadeverde.com

Sete cidades decretaram estado de emergência e calamidade por conta das chuvas, diz Defesa Civil

Imprimir

Foto enviada ao Cidadeverde.com

Chuva em Batalha alaga casas

O Piauí já tem sete cidades que decretaram estado de emergência e de calamidade em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado, informou a Defesa Civil Estadual ao Cidadeverde.com nesta sexta-feira (7). 

As cidades nessa situação são: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II. Segundo o órgão, áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do Estado, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Marathaoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos dessas sete cidades.

“Está chovendo muito em algumas cidades, alguns locais que são próximos de rios, as prefeituras já decretaram estado de emergência como Barras, Domingos Mourão, Luzilândia e Esperantina. A Defesa Civil tem visitado essas cidades e está acompanhando a situação delas”, explicou o assessor técnico e climatologista da Defesa Civil, Werton Costa.

Foto: Ascom/ Defesa Civil

No município de Batalha, na quinta-feira (6), o prefeito de Zé Luiz do Frango, decretou estado de calamidade, suspendeu eventos e aulas em decorrência das chuvas. “Foram 88 mm, e em 1h30 foram 96 mm, então em qualquer cidade haveria problemas, e lá não tinha como escoar toda essa água, que acabou entrando nas residências”, informou Werton.

Em Domingos Mourão na segunda-feira (3) o município foi surpreendido com a chegada de uma grande quantidade de água após a parede de uma barragem na localidade Cocal, na cidade de Carnaubal, no Ceará, romper parcialmente, o que acabou afetando os moradores da região. A cidade está em situação de emergência.

“Nós da Defesa Civil fazemos monitoramento remoto e também com a rede de contato com as coordenadorias e Defesas Civis municipais. Fornecemos informações meteorológicas e climatológicas e os alertas sinalizando os riscos, dentro do padrão de risco a que estão submetidos os municípios”, declarou.

Segundo a Defesa Civil, no estado existem barragens de competência do Governo Federal e outras que são de responsabilidade do Governo Estadual, e que até quinta-feira não havia nenhuma sinalização de risco. O transbordamento em algumas delas é considerado um processo natural por causa das chuvas.

Existe uma diferença entre os estados de calamidade e emergência, que está na capacidade de resposta do Poder Público à crise. No caso da situação de emergência o comprometimento da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido é parcial, se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. No caso de calamidade, o comprometimento da capacidade de resposta do Poder Público do ente atingido é substancial, e existem danos à saúde e aos serviços públicos.

Rios em cota de inundação e alerta

O rio Longá na cidade de Esperantina e o rio Marathaoan na cidade de Barras seguem em cota de inundação, informou o segundo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta sexta-feira (7).

Em Barras, já em cota de inundação, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,29 m e deve estabilizar nas próximas horas, ficando em 4,29 m, com 9 cm acima da cota de inundação.

Já o rio Longá em Esperantina está 40 cm acima da cota de inundação e tem cota atual de 7,80 m, com previsão de aumento do nível nas próximas horas, chegando a valores em torno de 7,86 m, continuando em cota de inundação.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Barras 

“O rio Longá na cidade de Esperantina e o rio Marathaoan na cidade de Barras estão em cota de inundação. o rio Parnaíba na cidade de Luzilândia está em cota de alerta. Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina e Barras”, disse o CPRM.

No município de Luzilândia a cota atual do rio Parnaíba é de 5,38 m, e tem previsão de estabilização do nível nas próximas horas para valores em torno de 5,37 m, continuando em cota de alerta com 33 cm abaixo da cota de inundação.

Os demais rios seguem em situação de normalidade no estado, segundo o órgão. Em Floriano o nível atual do rio Parnaíba é de 3,17 m, em situação de normalidade, sendo prevista a redução do nível nas próximas horas para valores em torno de 2,91 m.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,04 m, sendo previsto que o nível tenha leve redução nas próximas horas e se mantenha em 3,03 m, continuando em situação de normalidade.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais