Cidadeverde.com

Dia Mundial da Saúde: 4 dicas fundamentais para manter a saúde em dia

Imprimir

 

Foto: Freepik


 

Neste dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data perfeita para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. 

Em 1946, a Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Já se sabe muito o quanto é importante priorizar a ingestão diária de alimentos saudáveis e funcionais, além de aderir a novos hábitos e exercícios físicos, um combo que ajuda a prevenir múltiplos fatores de risco, como obesidade, pressão alta e alterações nos níveis de açúcar e colesterol no sangue. 

A busca por bem-estar e saúde será uma prioridade mundial em 2023, e no Brasil não será diferente. É o que revela a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, que ouviu 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países.

Feita com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%; 65% querem melhorar a saúde física; 63% buscam melhorar a saúde mental e emocional; 56% procuram melhorar a autoestima e confiança; e 44% consideram o cuidado com a saúde e bem-estar um facilitador para a vida cotidiana.


CADA VEZ MAIS DIFÍCIL

Ser saudável nos dias atuais está cada vez mais difícil, com rotinas estressantes, pouco tempo disponível para preparar o próprio alimentos e praticar atividades físicas.

Entretanto, devemos tentar ao máximo adotar no dia a dia práticas que melhorem a qualidade de vida a fim de conseguir uma melhoria física, mental e também social.


DICAS

Confira 4 dicas especiais, simples e fáceis de seguir para compor um dia a dia mais saudável, ter uma vida mais longa e muito mais qualidade de vida.

1 - Alimentar-se de maneira saudável

Ter uma boa alimentação é fundamental para a saúde e o bem-estar de todo o ser humano. Além de proporcionar toda energia que o corpo precisa para realizar as demais atividades durante o dia, ajuda no aumento da disposição, melhora o humor, previne doenças, fortalece os ossos, regula o organismo, ajuda na manutenção do peso. 

O ideal é consumir diariamente fibras, grãos, proteínas e vitaminas. Esses alimentos podem desacelerar o envelhecimento, mantendo seu corpo mais saudável. Na Bio é possível encontrar todos esses itens, além de produtos livres de açúcar, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira, mais de 300 opc?o?es a? granel e as marcas próprias.


2 - Dormir bem

Já perceberam que um dia nunca começa bem se não dormirmos o suficiente? Dormir bem faz com que todo o organismo funcione melhor, regula o metabolismo e dificulta o desenvolvimento de várias doenças e auxilia na redução do estresse e melhora do raciocínio lógico.


3 - Praticar atividades físicas

Nosso corpo não foi feito pra ficar parado! Escolha uma atividade física que goste e pratique todos os dias para ter muito mais saúde, qualidade de vida, 


4 - Beber muita água

Algo muito falado, mas que muitos não seguem. O corpo humano sem água não funciona! Ela ajuda a realizar uma série de funções do corpo, como remover resíduos, transportar nutrientes e oxigênio ao redor do corpo.

Nada como começar bebendo um generoso copo de água logo ao acordar - beber água em jejum estimula a circulação adequada de nutrientes no corpo.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais