Cidadeverde.com

Defesa Civil acionará Polícia para identificar autores de trote que atrapalham socorro

Imprimir

Foto: Ascom / Defesa Civil Teresina

A Defesa Civil de Teresina acionará a Polícia Civil do Piauí para identificar os autores de trotes em ligações para o órgão. Segundo levantamento do órgão, cerca de 5% das 300 ligações que chegaram no órgão nos três primeiros meses de 2023 são trotes. 

“É triste ver essa situação. Mas estamos tomando todas as providências. Já entramos em contato com a Polícia Civil do Piauí, já encaminhamos todos esses trotes para eles”, frisou o secretário da Defesa Civil do município, Carlos Ribeiro. 

O gestor pediu ainda que a população, especialmente aqueles que estão praticando os trotes, tenham mais consciência do ato porque ele atrapalha a cidade, o cidadão e o próprio infrator. 

“De repente um familiar [do infrator] pode estar em uma situação difícil e estamos deixando de atendê-lo para atender o trote que ele passou. E é bom que o infrator saiba que esse tipo de crime é punido com 1 ano a 5 anos de cadeia por essas questões”, acrescentou Carlos Ribeiro.

Famílias ilhadas 

Pelo menos sete famílias estão ilhadas no povoado Buenos Aires, zona rural de Teresina. Segundo o secretário, uma equipe da Defesa Civil foi até a região na manhã de hoje e constatou que sete famílias estão ilhadas. 

“Providenciamos uma canoa para as pessoas saírem e, se necessário, levar seus filhos a um posto de saúde, fazer uma compra… Eles não querem sair. Realmente, a água está próximo a suas casas, mas não invadiram suas residências. Mas, estão sem poder se deslocar. Deixar a canoa para ajudá-los nisso”, destacou o secretário. 

Foto: Ascom / Defesa Civil Teresina

Como pedir ajuda

O secretário da Defesa Civil Municipal orienta às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, que acionem a Defesa Civil para fazer avaliação da situação através do número 199 ou (86) 3223-7366

 “Com o grande volume de chuvas, as ocorrências aumentaram e para isso estamos em um esforço coordenado entre as secretarias do município. Nossa prioridade é promover o atendimento da forma mais eficiente e rápida possível”, afirmou Carlos Ribeiro. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais