Cidadeverde.com

100 dias: Rafael Fonteles cita movimentos sociais, combate ao racismo e ChatGPT

Imprimir
  • 07.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 06.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 05.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 04.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 03.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 02.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • 01.jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Em discurso pelos 100 primeiros dias de gestão, o governador Rafael Fonteles (PT) destacou a criação da Secretaria de Relações Sociais, bem como uma Superintendência da Igualdade Racial e Povos Originários. O petista também destacou o objetivo de transformação digital para o estado e citou até o “ChatGPT”, protótipo de um chatbot com inteligência artificial, que ganhou notoriedade nas últimas semanas. 

Ao relatar sobre a viagem à Estônia, Rafael Fonteles falou sobre o projeto que tem de internacionalizar a economia piauiense. O governador já marcou uma nova viagem para a China em setembro. 

“Fui à Estônia e tive a certeza de algo que já dizia, o Piauí é uma potência. Precisamos falar de transformação digital todos os dias. O Chat GPT que vai revolucionar, temos que estar atentos, porque senão você vai perder a economia para outros lugares do mundo”, disse. 

O governador também destacou a abertura de portas do Palácio de Karnak para os movimentos sociais e da necessidade de novas ações para o combate ao racismo através da criação das novas pastas no governo. 

“Essa secretaria torna isso mais concreto. A criação da superintendente de igualdade racial para diminuir esse problema do racismo estrutural com a secretária Núbia de Assunção. Agradecer ao Washington Bonfim e Noleto que fazem essa interlocução entre as necessidades políticas e as secretarias. É um diálogo muito franco, há a cobrança, mas também a parceria para ajudar aquela secretaria meio”, destacou. 

Rafael Fonteles também fez elogios a sua equipe de secretários e frisou, principalmente, o trabalho dos gestores Washington Bonfim e Marcelo Noleto, Planejamento e Governo. 

“As vezes é um grande desafio entre o que o governador quer e o que pode ser feito, devido às questões de burocracia mesmo. Esse é o papel da governadoria”, disse. 

O governador também destacou outros projetos do governo iniciados nestes 100 primeiros dias, como o da criação de novas escolas em tempo integral e zerar as filas de cirurgias eletivas. 

“É um momento único que o Piauí está tendo. Não podemos perder um minuto, porque temos o alinhamento com o Governo Federal, uma bancada federal forte, temos um ambiente pacífico entre os poderes. Estamos colhendo o quero colhendo o plantamos na gestão anterior, por isso estamos nesse ritmo, que será no total dos 1,4 mil dias, estamos ainda na primeira ou segunda marchar”, disse. 
Também foi feita a apresentação de 100 pontos que foram prioridades nos três meses iniciais da gestão:

 

Acesse aqui toda apresentação

 

Monitoramento 

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) informou que desenvolveu ações focadas no monitoramento das atividades das secretarias para garantir o cumprimento de metas estabelecidas no plano de governo.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, a intenção do governador é garantir que as promessas feitas durante a campanha sejam efetivadas em cada uma das áreas da administração estadual.

“O governador foi bastante explícito em relação ao papel que a Secretaria do Planejamento teria no monitoramento das ações e obtenções das metas de governo, com base no plano que foi elaborada ainda durante as eleições”, disse o gestor. 

Flash Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais