Cidadeverde.com

Teresina já registrou 1.248 casos confirmados de dengue neste ano, diz FMS

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Com o período chuvoso, a  cidade de Teresina já registrou 1.248 casos confirmados de dengue neste ano de 2023, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta terça-feira (11).

O boletim é referente a dados consolidados até o dia 5 de abril pela Gerência de Vigilância Epidemiológica.

No último boletim, de 24 de março, a cidade aparecia com 977 casos confirmados neste ano. Agora já são 1.248, o que representa um aumento de 271 casos.

A cidade ainda tem 1.659 casos notificados, e até o momento não foi registrada nenhuma morte causada pelo mosquito Aedes aegypti.

O mosquito ainda causa a Chikungunya, onde a capital já tem 705 notificações e 527 casos confirmados, e sem mortes. Já a zika vírus são 9 casos notificados e também sem óbitos registrados. 

No ano de 2022, Teresina teve mais de 16 mil casos confirmados de dengue e 11 mortes. O mosquito se prolifera em água parada, principalmente durante o período chuvoso.

Cuidados

Atente-se aos vasos de plantas

  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais