Cidadeverde.com

Rio Marathaoan volta a cota de alerta, mas Longá continua acima de inundação

Imprimir

O nível do rio Marathaoan, na cidade de Barras (a 119 km de Teresina) diminuiu nas últimas horas, porém continua em cota de alerta e apenas 7 centímetros abaixo do nível de inundação, segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desta quarta-feira (12).

De acordo com o CPRM, a cota atual do Marathaoan é de 4,13 m e a previsão é que continue reduzindo nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 4,05 m, continuando abaixo da cota de inundação, mas em nível de alerta.

Fonte: CPRM 

Até ontem (12), o rio Marathaoan estava acima do nível de inundação e cerca de 25 famílias ficaram ilhadas e sete desabrigadas em Barras. Para hoje, segundo a previsão do tempo, há 83% de probabilidade de chuva com temperatura máxima de 30°C e mínima de 25°C.

Foto: Kléber Oliveira/Revista AZ 

Já em Esperantina, outro município quem vem sendo afetado com as fortes chuvas, o rio Longá continua acima do nível de inundação com 7,82 m e deve ter uma redução nas próximas 8 horas, chegando a valores entre 7,66 m, porém, 26 cm acima do nível de inundação.

A Defesa Civil de Esperantina informou que no momento 42 famílias (144 pessoas) estão desabrigadas. Desse total, 55 pessoas estão em casas de familiares e 89 em quatro colégios no município. Essas famílias estão sendo assistidas pela Prefeitura com refeições ou cestas básicas.

Sobre a previsão do tempo, na região, a probabilidade de chuva é de 90% e as temperaturas devem chegar a 30°C a máxima e 25°C a mínima.

Outros rios

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,12 m, devendo ter uma pequena redução nas próximas 12 horas para valores em torno de 5,10 m, continuando em nível de alerta.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,19 m, sendo previsto que mantenha a cota nas próximas 8 horas, mantendo-se em condição de normalidade.

Já a cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, ainda na capital, é de 3,89 m e deverá sofrer uma pequena redução do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,86 m, continuando em situação de normalidade.

Em Floriano e Barão de Grajaú (MA), a cota atual do rio Parnaíba é de 3,17 m, devendo ter uma redução nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,97 m, mantendo a situação de normalidade. 

Foto: Daniel Oliveira

 


Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais