Cidadeverde.com

River se reconecta ao torcedor e busca coroar temporada com 32° titulo de campeão Piauiense

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O peso da camisa. A tradição e uma prateleira cheia de troféus. Com 77 anos, o River Atlético Clube figura entre os principais times da história do futebol piauiense, mas viveu nos últimos três anos a ausência de resultados e por consequência viu o distanciamento do seu principal patrimônio – o torcedor. Mas neste sábado (15), às 16h, no estádio Albertão. O River entra em campo para seu último jogo na temporada 2023 e briga diretamente pelo título de campeão Piauiense contra o Fluminense. Para conquistar esse 32° troféu precisa vencer o jogo. A grande final terá transmissão ao vivo da TV Cidade Verde a partir das 15h, no sábado. 

O Galo Carijó estava há três anos sem chegar sequer em uma semifinal. O último título foi conquistado no ano de 2019, na época, sobre o Altos, no mesmo estádio Albertão. A última participação nacional no ano seguinte e desde então o torcedor Riverino acompanhou o clube apenas quatro meses do ano, com as disputas do Piauiense e sofreu, pois, por dois anos o clube brigou contra rebaixamento e no ano passado perdeu a oportunidade de chegar as fases finais na última rodada. 

As dificuldades do clube extrapolaram os limites das quatro linhas e paralelo a falta de conquistas e calendário o torcedor do River também vivenciou as ‘novelas’ politicas do clube na briga pela cadeira da presidência. 

Porém na temporada 2023 os dois presidentes decidiram unir forças para conseguir reestruturar e levar o clube a figurar entre os protagonistas do futebol piauiense de novo. O presidente Ítalo Rodrigues e o vice-presidente Genivaldo Campelo, esse com responsabilidade direta na montagem e decisões do elenco desse ano. 

O River precisou assim como nos últimos três anos se remontar. O único atleta remanescente de 2022 é o atacante Jú Alagoano. Todas as outras peças chegaram para uma primeira passagem no River, porém o principal investimento foi na comissão técnica com a contratação do gaúcho Gerson Gusmão, dono de um currículo com passagens por Série B e C de brasileiro e títulos nacionais faz neste ano seu primeiro trabalho no estado do Piauí e conduziu o ‘Novo River’ até a final. 

O elenco enxuto até pela falta de calendário nacional e dinheiro em caixa para tanto investimento como costumamos dizer no futebol ‘deu liga’. A receita foi apostar na juventude com uma pitada de experiencia. O principal nome e mais conhecido é do zagueiro Leandro Amaro, 36 anos, com passagem pelo Palmeiras e inúmeros títulos. Porém nessa caminhada dentro do Estadual vários outros nomes ganharam um lugar de destaque - com volante Iago Felipe e Darlan como alicerces no meio-campo ou mesmo Júnior Mandacarú e Jú Alagoano no setor ofensivo. 

O River tem o melhor ataque do Campeonato Piauiense, mas diferente do tradicional artilheiro da temporada os gols são muito bem distribuídos por todo o elenco. O time sofreu ao longo dos cinco meses de trabalho com perda de peças – três lesões de LCA que tiraram atletas da temporada e três pedidos de desligamentos por questões pessoais. 

Apesar de seis jogadores a menos em um elenco já reduzido. O discurso do técnico e do próprio grupo foi de sempre olhar o copo meio cheio e dar oportunidade as peças que tinham a disposição. O elenco mesmo recém se conhecendo entrosou, ganhou espirito de unidade e contagiou o torcedor que voltou a ‘peregrinar’ pelo estado para acompanhar o River ao longo desse Piauiense. A expectativa é de um grande público para acompanhar a final em que o time precisa vencer o jogo para sair com o título.
 
O clube tem garantido já para temporada 2024 a disputa da Copa do Brasil e Série D do Brasileiro e pode encorpar ainda mais esse calendário nacional com a possível disputa da Copa do Nordeste, caso se sagre campeão no sábado (15). Se ficar com a taça desse ano o River chegará ao seu 32°titulo Piauiense. O clube é o maior do estado do Piauí. 


Pâmella Maranhão 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais