Cidadeverde.com

Bom Jesus discute resíduos sólidos em seminário

Imprimir
Foi realizado ontem (sábado 06), o quarto seminário para discutir os estudos sobre a regionalização da gestão dos resíduos sólidos nos municípios piauienses integrantes da bacia hidrográfica do rio Parnaíba.

Segundo o secretário das Cidades, Flávio Nogueira, após a conclusão dos estudos, a partir dos seminários, será elaborado o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com o objetivo de conseguir recursos, além dos R$ 13 milhões já conseguidos para região de Parnaíba, para formar consórcios municipais que visam dar um destino mais adequado ao tratamento e destino dos resíduos sólidos.

Esses recursos serão investidos em ações como a transformação de lixões em aterros sanitários. “O lixo é um caso de saúde pública, muitas internações são causadas por falta de saneamento básico adequado. Por meio dessa iniciativa de discutir a questão dos resíduos sólidos, estamos estimulando os municípios a formarem consórcios para tratar da coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos, o que contribuí para aumentar a longevidade da nossa população. Também estamos fazendo um convênio com a Funasa para investir em esgotamento sanitário dos municípios piauienses”, afirma Flávio Nogueira. 

Participaram do encontro, representantes cerca de 24 municípios do território de Desenvolvimento Chapada das Mangabeiras, além dos secretários estaduais da Fazenda, Antônio Neto, e da saúde, Assis Carvalho. 

Para o secretário estadual da Fazenda, Antônio Neto, a realização desse seminário tem uma importância não só no que diz respeito ao aspecto ambiental mas também ao econômico.
 
“A gestão compartilhada de serviços entre municípios diminui custos e esse tipo de ação ainda diminui os casos de doenças. Nessa região dos Cerrados, por exemplo, se não cuidarmos dos componentes das nossas nascentes, do problema do lixo e de outros cuidados com o meio ambiente pode comprometer a nossa produção agrícola, diminuindo nossas riquezas e potencialidades econômicas. O Piauí precisa desenvolver, mas respeitando o meio ambiente para termos mais qualidade de vida”, afirma Antônio Neto.

Segundo o secretário da Fazenda, cuidar melhor das cidades também reduz as despesas com doenças. “Investir na coleta adequada do lixo e em esgotamento sanitário significa preservar o meio ambiente, reduzir os gastos com doenças.e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destaca Antônio Neto.

O secretário da Saúde, Assis Carvalho, ressaltou que os cuidados preventivos, a exemplo da Brigada Mata Mosquito para combater a dengue, fez reduzir significativamente os números de casos registrados no Estado. “Enquanto que em 2007 tivemos 13.880 casos notificados, 88 casos de dengue hemorrágica e 12 óbitos, com a ação da brigada foram notificados em 2008 apenas 5150 casos da dengue, 7 casos de dengue hemorrágica e nenhum registro de óbito”, ressalta Assis Carvalho, defendendo a transformação do lixo em luxo.

Segundo o secretário, os gestores precisam estimular a transformação do lixo em fonte de renda para o município. “Além de estimular a geração de renda, não tem nada mais a ver com a saúde do que a limpeza, investir em limpeza é cuidar da saúde preventiva da população. A falta de cuidados com a limpeza está relacionada com doenças simples e até as mais complexas como a hanseníase e a tuberculose. Precisamos proteger os homens e mulheres das nossas cidades, dando um destino mais adequado ao lixo, por isso é importante envolver todos os prefeitos e secretários para que coloquem essa discussão sobre os resíduos sólidos na pauta”, enfatiza Assis. 

Segundo o secretário municipal de Obras de Bom Jesus, Vicente Orlando Borges, o lixo não é apenas um problema local mas mundial. “Aqui em Bom Jesus, por exemplo, o aterro sanitário tem 12 anos e já não atende mais à necessidade do nosso município, transformou-se num lixão, já estávamos discutindo a construção de um aterro em parceira com o município de Currais, agora, com essa iniciativa do governo, vamos diminuir custos”, afirma o secretário de obras de Bom Jesus. 

Além dos gestores, vereadores e secretários, também participaram do seminário alunos dos cursos de Direito, Letras e Pedagogia do campus da UESPI de Bom Jesus e a diretora da instituição, Maria Luísa Nunes.

Além de Bom Jesus, a Secretaria das Cidades já realizou seminários para discutir os resíduos sólidos em Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato, envolvendo os municípios dos Territórios de Desenvolvimento Planície Litorânea, Cocais, Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Serra da Capivara, Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueiras, Chapada das Mangabeiras, Tabuleiros do Alto Parnaíba.  O próximo encontro será realizado em Teresina, está previsto para acontecer no dia 19-06, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, onde estarão presentes representantes dos municípios que compõem os Territórios Entre Rios e Carnaubais. 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: