Cidadeverde.com

Perfil em apologia ao nazismo é retirado do ar; adolescente presta depoimento

Imprimir

Foto: Polícia Civil 

A casa de um adolescente, de 17 anos, morador do bairro Parque Poty, na zona Sudeste de Teresina, foi alvo de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (17).

Segundo a Polícia, o adolescente usava um perfil falso nas redes sociais para fazer apologia ao Nazismo e, ainda, ameaçar atentados contra escolas públicas em Teresina. O mandado foi expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude e cumprido pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática e Gerência de Polícia Especializada, com base em informações apresentadas pelo Gerência de Inteligência da Polícia Civil.

Na casa do adolescente, a Policia Civil encontrou desenhos que fazem apologia ao Nazismo e uma faca tática. Um dos desenhos apreendidos na casa do estudante apresentada um esquema para a fabricação de bomba caseira. O perfil usado por ele foi retirado do ar. 

Segundo Delegado Humberto Mácola, titular da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), o adolescente não tinha perfil violento, mas se declarou adepto do nazismo alemão e antissemitista.

Hoje, no dia da busca e apreensão, o jovem está de aniversário completando 17 anos. O delegado informou que o estudante não tem histórico de violência ou problemas em casa ou na escola, mas é descrito como muito recluso e com poucos amigos.

"A Polícia alerta para que a família observe esse tipo de comportamento dos filhos e busque averiguar o que eles estão publicando nas redes sociais", alertou o delegado.

A Lei do Racismo (nº 7.716/89) determina que no Brasil é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Nestes casos a pena pode variar de dois a cinco anos de prisão e está prevista, ainda, a cobrança de multa. de acordo com a legislação brasileira, o antissemitismo é entendido como crime da prática do racismo.

O adolescente não foi apreendido. Ele garantiu à Policia que não tinha intenção de concretizar as ameaças. Agora ele será acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Nos próximos dias a Secretaria de Segurança Pública vai disponibilizar um número para receber denuncias de ameaças as escolas do Piauí. Até lá, o delegado explicou que a população pode utilizar o número 190 para fazer essas e outras denuncias.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais