Cidadeverde.com

COE registra aumento de casos Covid em Teresina e faz alerta para vacinação

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou nesta terça-feira (18) que foi registrado um aumento de casos de Covid-19.

Os dados são referentes à 15ª semana epidemiológica de 2023, de 9 a 15 de abril, e indicam aumento de 12% nos casos positivos. Antes a média de casos estava zerada. Houve também aumento de 74% na procura por testes rápidos.

Também ocorreu um aumento nas hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em 64%. Teresina segue sem registrar mortes pela doença desde o dia 16 de fevereiro deste ano. 

"A equipe do COE Teresina reforça a necessidade de notificação de casos e de resultados de exames laboratoriais às unidades de atendimento ambulatorial (consultórios, ambulatórios, farmácias, laboratórios) e hospitalar (rede pública e privada). Reforça também à população a indicação de atualização do esquema vacinal e de medidas não farmacológicas de proteção aos indivíduos mais vulneráveis, bem como àqueles com indicação de isolamento ou quarentena", informou a FMS. 

Segundo o Comitê, é importante procurar por atendimento médico logo após o surgimento de sintomas, visto que, atualmente, há disponibilidade de medicações antivirais específicas e necessidade de diagnóstico diferencial com outras infecções respiratórias ou mesmo com arboviroses (especialmente a dengue) que poderão demandar medidas terapêutica.

Atualmente a cidade tem programação de vacinação para gripe e Covid-19 que estão sendo aplicados em vários pontos pela cidade.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais