Cidadeverde.com

Irmãos piauienses disputam prêmio de design em Milão com material reciclado

Imprimir

Fotos divulgação

 

Os irmãos piauienses Ney Almeida e Igor Almeida foram selecionados para a edição de 2023 do Ro Plastic Prize, evento em Milão da famosa galerista italiana Rossana Orlandi que premia os melhores trabalhos de design feitos a partir de plástico reciclado. 

Entre produtos enviados por estudantes e profissionais do mundo inteiro, a dupla assegurou a vaga na categoria “Art and collectible design” com a inscrição da mesa Curupira, peça autoral e exclusiva inspirada na lenda homônima do folclore brasileiro com elementos contemporâneos. Homenageando a cultura popular, os designers desenvolveram uma técnica que incorpora características físicas do personagem e apresenta um resultado final com aparência semelhante à do mármore. 

A mesa em poliestireno reciclado foi desenvolvida pelo estúdio Bloco A em parceria com o artista plástico francês Johé Bruneau, famoso pelo trabalho desenvolvido exclusivamente com materiais reciclados e o enobrecimento desses produtos no design ecológico. Bruneau é embaixador do movimento global Precious Plastic e cofundador da associação Precious Plastic Franc, além de ser colaborador de marcas como Ruinart, Picture Organic Clothing e My Boo Company.

A premiação será realizada no dia 19 de abril, na Trienalle de Milão. Além disso, a mesa Curupira desenvolvida pelos piauienses integrará a exposição do evento entre os dias 17 e 23 de abril, também na cidade italiana. 

 

Piauienses, os irmãos Ney Almeida e Igor Almeida criaram o estúdio Bloco A em busca de elementos que mesclam suas identidades, referências artísticas e culturais. Atualmente estabelecem base entre Paris e Teresina. 

Ney estudou Design de Interiores em sua cidade natal, Teresina, antes de se mudar para o Rio de Janeiro para estudar Design de Mobiliário no Istituto Europeo di Design. Posteriormente, ingressou no Mestrado em Design de Produto no prestigioso Istituto Marangoni em Milão, Itália, aprimorando suas habilidades na área. A paixão pelo design o levou a participar da terceira edição da exposição Novos Talentos Brasileiros – Design e Arte realizada no Rio de Janeiro.

Igor iniciou sua trajetória acadêmica em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Piauí, graduando-se posteriormente em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Atualmente cursando mestrado em Dança na Université Paris VIII, na França, Igor tem uma curiosidade insaciável por arte, arquitetura e design.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais