Cidadeverde.com

Polícia vai divulgar lista de celulares roubados no Piauí e exigirá devolução

Imprimir

Foto: Gabriel Paulino/ Cidadeverde.com

O delegado Matheus Zannatta, superintendente de operações da Secretaria Estadual de Segurança, informou que em breve a Polícia vai divulgar uma lista com identificação de celulares roubados no estado. A relação é com base nos boletins de ocorrências. Se o aparelho estiver na lista e foi vendido ilegalmente, o cliente que comprou terá que devolver o aparelho. 

Nesta quarta-feira (19) foi realizada a Operação Interditados II, com a interdição de 12 lojas que estariam vendendo produtos eletrônicos roubados, principalmente celulares.

Segundo Matheus Zannatta, as ações contra roubo de celulares continuam e quem for flagrado com um produto dessa natureza pode ser autuado por receptação. Segundo ele, a lista é para que a pessoa que adquiriu esse tipo de produto possa fazer a entrega de forma voluntária.

Foto: Ascom/SSP

“Nós devemos divulgar uma lista de celulares que foram roubados e vamos pedir para a população entregar esses celulares. Caso não entregue, se for encontrado com ele, o indivíduo pode ser autuado pelo crime de receptação dolosa ou culposa”, informou.

Somente nesta quarta-feira foram apreendidos cerca de 400 produtos eletrônicos durante a operação. O delegado Yan Brayer afirmou que todos os celulares vão passar por análise que irá identificar a procedência deles.

“Todos os produtos encaminhados serão analisados. A gente pede que a população sempre que adquirir um produto, peça a nota fiscal, pois ajuda a diminuir a criminalidade e o roubo de celulares na capital”, informou.

Operação Interditados 

No dia 2 de março foi deflagrada a primeira etapa da Operação Interditados no Shopping da Cidade, visando fechar estabelecimentos que estão vendendo celulares. No local dois boxes foram interditados. Também foram presos em flagrante dois empresários pelo crime de descaminho.

Na primeira operação, um dos boxes foi fechado devido a venda de um produto roubado em São Luís, no Maranhão, em agosto de 2022. O aparelho foi vendido para uma pessoa em janeiro de 2023 em um dos boxes localizado no Shopping da Cidade. Após comprar, ao descobrir que se tratava de um produto roubado, a pessoa denunciou o caso para a polícia, que cumpriu um mandado de busca e apreensão no local.

Foto: Gabriel Paulino

Já nesta quarta-feira, 19 de abril, foi deflagrada a segunda etapa da operação. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão. Desse total, 12 foram em estabelecimentos comerciais, 9 no shopping da cidade, além de lojas na Avenida Lopes e no bairro Dirceu. Um dos mandados foi cumprido na cidade de Piripiri. Os estabelecimentos foram interditados pelas equipes.

Crime de receptação 

Segundo o artigo 180, do Código Penal, é considerado um crime de receptação quando a pessoa receber, transportar, conduzir ou ocultar algo que se saiba ser produto de crime.

É caracterizada como uma receptação culposa quando a pessoa não tem a certeza se está adquirindo ou recebendo um produto de crime. A receptação dolosa é quando a pessoa sabe que está com um produto de um crime. A pena para esse tipo de crime pode ser de um a quatro anos, com aplicação de multa.

Os empresários envolvidos por adquirirem um produto proveniente de roubo e por realizarem a venda, podem responder por receptação qualificada, com pena de três a oito anos de prisão. 

"Pedimos que a população não compre celulares sem saber a procedência. É isso que alimenta o roubo de celulares em Teresina. É isso que alimentao crime. Vamos continuar com as operações, e vamos fechar mais lojas. Vamos fazer a Operação Interditados 3 até as pessoas das lojas pararem de comprar celulares roubados", disse o delegado Matheus Zannatta.

Verificar a situação do celular

Cada celular possui um código único que o identifica, chamado de IMEI. Por meio desse número, o usuário pode verificar se o telefone está em situação regular – ou seja, se é certificado pela Anatel ou órgão equivalente no exterior.

Quando ocorre algum roubo, é esse número que é registrado em um Boletim de Ocorrência.

No site disponibilizado pela Anatel é possível conferir como está a situação do celular colocando o número de IMEI.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

  1. procurar na caixa do celular;
  2. procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou
  3. digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais