Cidadeverde.com

FMS amplia vacinação contra gripe para idosos a partir de 75 anos; veja programação

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta quinta-feira (20) que reduziu novamente a idade para receber a vacina contra a influenza, também conhecida como gripe. A partir da próxima segunda-feira (24), os idosos de 75 anos e mais passam a ter direito a receber o imunizante.

Os idosos podem tomar sua dose em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, além dos postos drive-thru localizados no Teresina Shopping (edifício garagem G1) e nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, que funcionam das 9h às 17h.

Outro público já contemplado é o das crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), que devem ser imunizadas nas UBS. Além disso, têm direito à vacina os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, que devem se dirigir aos drive-thru.

“A exceção são as crianças com deficiência permanente de 7 a 11 anos, que ao invés dos drives devem procurar as UBS”, ressalta Camila Oliveira, enfermeira do setor de vacinação da FMS.

No momento da vacinação é necessário apresentar um documento de identificação com foto que comprove a idade, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina. Trabalhadores da saúde devem apresentar ainda um documento que comprove a atividade em um serviço de saúde (declaração, contracheque) nos últimos três meses; as gestantes e puérperas devem apresentar seu cartão da gestante ou certidão de nascimento do bebê e as pessoas com deficiência permanente, um documento que comprove a condição de saúde.

Camila Oliveira reforça que, na oportunidade, a população que também têm direito à vacina bivalente contra a Covid-19 pode tomar os dois imunizantes. “Existe uma mobilização nacional e a meta é vacinar 90% do grupo prioritário este ano, então pedimos que as pessoas desse grupo compareçam aos postos de vacinação. É comprovadamente seguro tomar as vacinas da gripe e Covid na mesma oportunidade, por isso estamos aplicando ambas nos mesmos locais”, diz.

Programação – Vacinação contra a gripe

  • 24/04 a 28/04 (segunda a sexta)

Locais: Unidades Básicas de Saúde
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Público: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), crianças com deficiência permanente de 7 a 11 anos, idosos com 75 anos e mais

  • 24/04 a 28/04 (segunda a sexta)

Teresina Shopping, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Parque Piauí
Horário: 9h às 17h
Público: Trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos com 75 anos e mais.


Da Redação (Com informações da FMS) 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais