Cidadeverde.com

Ministério da Saúde amplia assistência para pacientes que convivem com a doença de Chagas pelo SUS

Imprimir

Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

O Ministério da Saúde adquiriu 1 milhão de comprimidos do medicamento utilizado para tratamento da doença de Chagas. Essa aquisição permite ao Sistema Único de Saúde (SUS) aumentar o número de pacientes tratados anualmente, passando de cerca de 1.500 pessoas para aproximadamente 4.500 pessoas, um crescimento de 196%. Na primeira remessa, cerca de 170 mil unidades do benznidazol serão disponibilizadas gratuitamente na rede pública de forma imediata e o restante do quantitativo nos próximos meses. 

Atualmente a doença de Chagas é responsável por cerca de 4.500 óbitos por ano no Brasil e que cerca de 1 milhão de pessoas convivem com a doença no país. O maior número de casos se concentra nos estados da região Norte. O Ministério da Saúde tem como prioridade a eliminação da transmissão vertical da doença, quando ocorre de mãe para filho, além da ampliação do acesso ao tratamento e reforço das ações de prevenção.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca o reforço às políticas públicas gratuitas de cuidado integral e prevenção, para que novos casos da doença não ocorram. “A eliminação da transmissão materno-infantil e a melhoria do acesso integral todos que que convivem com a doença são prioridades. Por isso nos unimos pela ação de coalisão global de Chagas no enfrentamento a essa questão tão grave que deve ser vista como problema de populações que são negligenciadas e não como uma doença negligenciada”, disse.

O Brasil registra cerca de 280 novos casos na forma aguda por ano, com 80% destes casos por meio da ingestão de alimentos contaminados. Esta análise, promovida pelo Ministério da Saúde, indicou uma tendência de um crescimento de casos na região Norte.

Tratamento no SUS
Uma das formas de controle da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro ou perto das residências. Caso a pessoa encontre algum dessa espécie em casa, é necessário acionar a vigilância local para que as equipes técnicas realizem as ações de controle químico vetorial, se necessário. No SUS, o tratamento aos pacientes é indicado e acompanhado por um médico, após a confirmação da doença e os medicamentos são disponibilizados gratuitamente.

Sintomas
A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica.

Na fase aguda, os principais sintomas são:

febre prolongada (mais de 7 dias);
dor de cabeça;
fraqueza intensa;
inchaço no rosto e pernas.
no caso de picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local
Após a fase aguda, caso a pessoa não receba tratamento oportuno, ela pode desenvolver a fase crônica da doença, inicialmente sem sintomas, podendo, com o passar dos anos, apresentar complicações como:

problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca;
problemas digestivos, como megacólon e megaesôfago

Fonte: Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais