Cidadeverde.com

Ifpi lança edital com 1460 vagas para cursos técnicos; confira

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O Instituto Federal do Piauí (Ifpi) lançou edital com 1460 vagas para cursos técnicos. O exame classificatório vai selecionar alunos para ingresso na instituição no segundo período letivo deste ano. veja edital

Os cursos ofertados são técnico em alimentos, agropecuária, admistração, logística, edificações, eletromecãnica, desenvolvimento de sistemas, comércio, contabilidade, eletrônica, mecânica, refrigeração, segurança do trabalho, serviços jurídicos, análises clínicas, cuidados de idosos, sistema de energia renovável, nutrição e dietética, panificação, química, gastronomia, agroindústria e agropecuária.

As vagas são para 12 campi do Ifpi: Angical, Campo Maior, Cocal, Dirceu, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença. 

Os cursos técnicos são gratuitos e, nesta edição, são ofertados em duas formas: concomitante, para quem cursa, em 2023, o Ensino Médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 27 de abril a 6 de junho. A partir desta edição, a conta gov.br será obrigatória para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 15, poderá ser feito até 7 de junho, exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

Isenção

O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma banca de validação de autodeclaração etnico-racial.

Será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência, o candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida.

Prova

A prova será aplicada no dia 2 de julho. Das 60 questões, 30 são de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta. 

O resultado final será divulgado a partir do dia 24 de julho.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais