Cidadeverde.com

FIEPS Piauí comemora 50 anos e inicia Encontro Interdisciplinar e Congresso Cientifico

Imprimir

Fotos: Ascom


Em 2022, a Federação Internacional de Educação Física e Esportiva - Delegacia Regional do Piauí (FIEPS Piauí) completou seus 50 anos de existência, os quais estamos celebrando neste ano, com a realização do maior evento da entidade, o Encontro Interdisciplinar e o Congresso Piauiense Científica da FIEPS-PI, ambos em sua 15ª edição.

O Encontro Interdisciplinar e o Congresso Piauiense Científico da FIEPS Piauí começam na próxima quarta-feira (26) e seguem até o dia 30 de abril no Sesc Ilhotas, que fica na Rua Heitor Castelo Branco, 2700, bairro Ilhotas, em Teresina. Centenas de inscritos participarão dos 10 cursos disponíveis com ministrantes de peso no cenário local e nacional. Podem participar do evento além de profissionais e estudantes de Educação Física, também da área de Educação, Pedagogia, profissionais da saúde, profissionais e estudantes das artes em geral, como coreógrafos, dançarinos, contadores de histórias, atores, entre outros interessados. As inscrições estão abertas no site da FIEPS www.fiep-pi.com.br.

Foi em 1972 que o General Jayr Jordão Ramos, então Delegado Geral da FIEPS no Brasil criou, através do Professor Alcides Lebre, como primeiro Delegado, a então Delegacia Regional da então Federação Internacional de Educação Física - FIEP Piauí. O Professor Alcides foi sucedido pela Professora Naila Waquim Bucar de Arruda, incansável na luta pela instalação e funcionamento, em 1975, do primeiro curso de Educação Física no Estado, na Universidade Federal do Piauí.

A professora Naila Waquim foi sucedida em 1984 pela professora Aldora Maria Lebre Ferreira e essa, em 1994, foi sucedida na Delegacia pelo seu Delegado Regional Adjunto, professor Rogério Castelo Branco da Silveira, que com a ajuda inestimável da Delegada Adjunta, a professora Leonor Maria e Silva Palha Dias de Araújo foi coadjuvante da implantação definitiva das ações da Federação no Piauí, tendo em maio de 2009 assumido o cargo de Delegada Regional da FIEP, agora FIEPS no Piauí.

Segundo Rogério Silveira, atual Presidente de Honra da FIEPS-PI, durante esses 50 anos da FIEPS no Piauí, foram levados a termo vários eventos promovidos, chancelados em parcerias e, principalmente, os eventos promocionais de responsabilidade da Delegacia, sendo o coroamento de tais atividades a realização dos Encontros Interdisciplinares, realizações que renderam o reconhecimento da FIEPS no Brasil e internacionalmente por ser essa instituição agregadora e representativa dos profissionais da Educação Física e Esportiva.

A Delegacia Regional da FIEPS no Piauí desempenhou, com ênfase nas três últimas décadas, papel de suma importância em eventos nacionais e fora do Brasil, sendo distinguida com envolvimento no programa internacional “Professores de Educação Física Sem Fronteiras”, a representação da Região Nordeste no Conselho Brasileiro da FIEPS Brasil e parcerias com o CREF-15, além de outras instituições.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais