Cidadeverde.com

Polícia apura causas de motim no CEM; adolescentes serão transferidos

Imprimir

Fotos: Reprodução/WhatsApp

Atualizada às 11h20

O coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento de Operações da PM, informou que dos oito internos do CEM encaminhados para a Central de Flagrantes, cinco já são maiores de idade e deverão ser encaminhados para outras unidades. 

As causas do motim ainda estão sendo apuradas, mas o coronel descarta superlotação. Vai ser apurado se há disputa entre facções ou rixas entre os adolescentes. 

"Não é considerado uma rebelião. Eles tentaram passar de um pavilhão para outro para mobilizar o máximo de adolescentes. Furaram paredes. Ainda está se levantando os danos causados", disse o coronel Jacks Galvão. 

Segundo ele, os internos que já tem mais de 18 anos estavam cumprindo o período de internação  e chegaram à maioridade recentemente.

Por volta das 19h30, a Polícia foi chamada. Homens da Tropa de Choque e do 9º Batalhão estiveram no local. 

Os adolescentes estavam com muita agressividade. Ninguém ficou ferido. 

Matéria original

Polícia Militar do Piauí debelou um princípio de motim na noite dessa quinta-feira (20), no Centro Educacional Masculino (CEM), no bairro Itaperu, zona Norte de Teresina. Oito adolescentes foram conduzidos à Central de Flagrantes da capital.

O princípio de motim no local aconteceu entre 20h e 21h da noite e também foi contido por socioeducadores que atendem na casa de internação provisória de adolescentes infratores.  

De acordo com o comandante geral de Operações da Polícia Militar, coronel Jacks Galvão, o princípio de motim foi provocado por divergências entre grupos adversários dentro do Centro Educacional.

Após o ocorrido, equipes da PM também realizaram a segurança da área externa do local.    

A equipe da TV Cidade Verde esteve no CEM na manhã desta sexta-feira (21) e constatou que no momento a situação é de normalidade.

Em nota, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informou que não houve danos na estrutura física do prédio e nem feridos. Veja nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos informa que na noite da última quinta-feira, 20, oito adolescentes de uma ala do Centro Educacional Masculino-CEM, em Teresina, fizeram ameaças a outros internos de uma ala próxima. E para evitar problemas, a coordenação do CEM acionou a Polícia Militar, para fazer preventivamente uma revista dentro da Unidade e conter os internos.

A Sasc informa que não houve danos na estrutura física do prédio e nem feridos. E como entre os internos envolvidos nas ameaças, há cinco maiores de idade, foi registrado Boletim de Ocorrência na Central de Flagrantes em Teresina.

No CEM, há atualmente 65 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

 

Rebeca Lima e Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais