Cidadeverde.com

Nova desembargadora do TRT, Basiliça Alves toma posse em solenidade

Imprimir

Foto: Benonias Cardoso/ TRT-PI

O Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) ratificou a posse de Basiliça Alves da Silva no cargo de desembargadora da Corte. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (20/4), no auditório Serra da Capivara e contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

O decano da Corte, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, recepcionou a nova desembargadora e a conduziu ao lugar regimental. Ao abrir a sessão, o presidente do TRT-22, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, destacou que tanto a 2ª Turma quanto o Tribunal Pleno “têm a convicção de que a magistrada irá nos abrilhantar e enriquecer as decisões com a qualidade do trabalho”.

Após assinar o termo posse, a magistrada recebeu a insígnia no grau Grã-Cruz, passando a ser integrante da Ordem Piauiense do Mérito Judiciário do Trabalho. Em seu discurso, a nova desembargadora do TRT-22 pontuou que traz, além da experiência de quase três décadas como juíza do primeiro grau, a experiência da advocacia e da vida. 

 “A posse como desembargadora me faz refletir sobre o tamanho da responsabilidade e dos desafios que irei enfrentar no exercício da nova função aqui no Tribunal. (...) Sinto minhas forças reanimadas e alinhadas com a causa que abracei desde o início da magistratura trabalhista em 1996. Dedicar-me a essa causa é como para mim um sacerdócio. Conservo a mesma resiliência, disposição e energia para desempenhar as funções no novo cargo”, afirmou.

Durante a solenidade, o procurador Regional do Trabalho, João Batista Luzardo, destacou a história de vida da magistrada e pontuou os ganhos para a sociedade piauiense. “Quem vai ganhar, eu asseguro, é a sociedade piauiense. Os jurisdicionados piauienses, com certeza, vão ganhar com o trabalho competente e bem fundamentado e justo”, disse.

O desembargador Manoel Edilson Cardoso, ao falar em nome do Tribunal Pleno, elencou as qualidades de empossada. “A nomeação da magistrada foi aguardada pelo Colegiado não apenas para preencher a lacuna deixada por Liana Chaib, mas também pela experiência profissional, com capacidade de trabalho, sabedoria e, principalmente, pela simplicidade, humildade, espírito humano e agregador. Esses atributos são reconhecidos pela comunidade jurídica piauiense e por todos que a conhecem. A sua trajetória de vida, com certeza, a credencia para enfrentar os desafios que virão”, ressaltou.  

A ministra do TST, Liana Chaib, por sua vez, reforçou que a nova desembargadora do TRT-22 “tem as qualidades de uma verdadeira magistrada”. “Basiliça tem a simplicidade própria dos próprios homens de bem e o sentimento de justiça latente em seu peito, aquele sentimento que se incomoda diante do mal”, disse.  

Além dos desembargadores do TRT-22, fizeram parte da mesa de honra da cerimônia: o governador Rafael Fonteles; a ministra Liana Chaib; o procurador Regional do Trabalho da 22ª Região, João Batista Luzardo; o procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura; o desembargador Pedro de Alcantara Macedo, do TJ-PI; e a secretária-Geral da OAB-PI, Raylena Vierira Alencar Soares.

O deputado estadual Georgiano Neto e o prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, também compuseram a mesa.

 

Paula Sampaio (Com informações da ascom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais