Cidadeverde.com

Comitiva de parlamentares articula intercâmbio entre Piauí e Suécia

Imprimir

Foto: Divulgação 

A senadora Jussara Lima (PSD-PI) e o deputado federal Júlio César (PSD), estiveram em reunião na Embaixada da Suécia no Brasil juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes Fernandes, e o vice-reitor, Viriato Campelo.

A comitiva piauiense estudou junto a embaixadora Karin Wallensteen, a possibilidade de parceria de intercâmbio entre a UFPI e a Suécia. 

A senadora Jussara Lima também sugeriu a possibilidade de uma parceria do Piauí, com a organização Childhood da Rainha Sílvia da Suécia, para o combate à exploração sexual de crianças. 

“Essa é uma mazela da sociedade que preocupa, não só países nórdicos, como a Suécia, mas especialmente nós da América do Sul”, disse.

O deputado Júlio César apresentou dados e buscou alinhar interesses sociais entre a sociedade piauiense e a sueca. 

“Conversamos sobre as cinco linhas de pesquisa que envolvem empreendedorismo e inovação que a Suécia desponta, que são a aeronáutica, saúde, a mineração sustentável, o aproveitamento de biomassa, que é a bioeconomia, e as cidades inteligentes, na qual tive a oportunidade de ser o relator de uma proposição sobre o assunto na comissão de finanças e tributação da Câmara”, explica Júlio César.

A embaixadora sinalizou positivamente para o início das tratativas para organizar um dia cultural o Sweden Day (Dia da Suécia) na UFPI. “Vamos juntos em busca de levar as cabeças pensantes do nosso Piauí para o mundo”, reforçou Jussara Lima.

 

Paula Sampaio
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais