Cidadeverde.com

É possível “comer de tudo” e manter uma alimentação saudável?

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

É provável que você tenha amigos ou conhecidos que decidiram “cortar” certos alimentos acreditando que essa era a melhor opção para emagrecer. Em muitos casos, algumas pessoas fazem dietas que não atendem às necessidades delas; outras optam até por passar fome para perder os quilos indesejados. Mas será que comer menos é a atitude mais adequada para emagrecer com saúde? 

Melhorar a qualidade do seu prato exige comer variados alimentos e sempre com moderação. “A alimentação equilibrada começa na mente, com a mudança do comportamento, primeiramente. Você precisa respeitar sua fome e suas vontades. Quando você se conectar com seu corpo e sua saciedade não precisará comer uma barra inteira de chocolate, por exemplo. Isso porque um pedaço já será suficiente. Fome e saciedade são sinais dados pelo corpo que devem ser observados com bastante atenção”, destaca a estrategista em emagrecimento, Maria Silva.

Dietas restritivas não costumam trazer benefícios, porque mesmo que haja a perda de alguns quilos, encerrada a dieta, eles podem ser readquiridos, provocando uma insatisfação dobrada para a pessoa e, muitas vezes,  prejudicando a saúde.

“A alimentação precisa ser variada e rica em todos os grupos alimentares: leguminosas, cereais, carnes, verduras, legumes e etc. E comer de tudo não significa comer sem consciência. É preciso que haja uma mudança da sua relação com o alimento e isso não acontece de uma hora para outra, pois é um processo que exige, primordialmente, a mudança de hábitos", afirma a estrategista.


Confira algumas dicas para melhorar sua relação com a alimentação:
 

- Consciência dos malefícios da má alimentação

A má alimentação pode causar doenças como diabetes, hipertensão e demais problemas de saúde que podem ser provocados pelo excesso de açúcar, sal, produtos industrializados e etc. 


- Variação frequente dos alimentos

É interessante mudar o cardápio semanalmente. É possível experimentar comidas novas, variar frequentemente a alimentação e absorver mais benefícios dos alimentos, preferindo, assim, os naturais aos processados.


- Presença durante as refeições

Deve-se mastigar devagar e com atenção. Isso é ideal para saborear os alimentos e ajudar na saciedade. Além disso, ao comer devagar, o organismo tem mais facilidade para digerir os alimentos e absorver os nutrientes.

 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais