Cidadeverde.com

Superintendente da Codevasf aposta em parcerias privadas para alavancar produção

Imprimir

Fomentar a produção rural é uma das metas da nova gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí. Para alavancar o setor, Marcelo Filho, superintendente do órgão no estado, aposta em parcerias privadas para que possa viabilizar a execução de novos projetos. 

"É interessante que a gente chame a participação privada para dentro do setor, para que eles construam junto com o estado soluções inteligentes e a gente chegue efetivamente a botar esses projetos por inteiro para funcionar, para que justifique o estado  entrar com novos projetos. Atrai divisas para o estado, viramos um produtor de alimentos e exportador para os outros estados e até para os outros países", defende o superintendente da Codevasf no Piauí. 

Sobre o fomento da produção rural, Marcelo Filho ressalta que a ideia é capacitar produtores de mel, caprinos, piscicultura, entre outros, para que se tornem atividades mais rentáveis. 

"Trazer para a população que não encontra emprego com arranjos locais , trazer atividades com rentabilidade para que essas pessoas venham a ter uma atividade e vivam com dignidade, que tenham seu próprio recurso, e possam viver do seu suor e esforço", explica Filho. 

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o superintendente da Codevasf no Piauí, destacou ainda a reunião técnica realizada na semana passada para discutir projetos de perímetros irrigados no Piauí: os Tabuleiros Litorâneos e o Platôs de Guadalupe. A ideia foi buscar parceria com a iniciativa privada para executar as próximas etapas das ações e resultar em geração de milhares de empregos diretos.

"Informação de cases de sucesso em projetos de irrigação que a Codevasf já tem, para que a gente seja um indutor de conhecimento, para a gente transformar a realidade desses platôs de produção que já temos no Piauí que hoje não são utilizados completamente. O platô de Guadalupe com 15 mil hectares para ser irrigado, e irriga pouco mais de 4 mil; e o Tabuleiro Litorâneo em Parnaíba que são 8.200 hectares e só temos 1.200 produzindo efetivamente", conclui Marcelo Filho. 

Participaram do encontro uma comitiva formada por membros do Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), pelo Departamento Nacional de Obras contras as Secas (Dnocs), Governo do Estado, Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais