Cidadeverde.com

Rafael Fonteles e primeira-dama lançam programa Pacto pelas Crianças do Piauí

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-04-25_at_13_09_42.jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(5).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(9).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(6).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(1).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(11).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(8).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(7).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(4).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_RAFAEL_(3).jpeg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

O governo do Piauí lançou na manhã desta terça-feira (25) o programa “Pacto pelas Crianças”. A ação, que será coordenada pela primeira-dama, Isabel Fonteles, integra diversas áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.

Entre as ações inclusas no plano estadual, está a cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além do apoio técnico e estrutural para estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.

Para atender as demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortalecerá o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos. 

O govermadpr Rafael Fonteles considerou o Pacto pela criança como uma união de esforços, tanto do estado, quanto de municípios, para garantir a prioridade em cuidados com crianças de zero a seis anos, em áreas como saúde e educação. Um dos objetivos, inclusive, é colocar o serviço de neuropediatra para auxiliar em exames de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista em municípios do interior. 

“A gente tem a convicção e isso é provado por estudos científicos de que o investimento na primeira infância de zero a seis anos é o melhor investimento para a sociedade como um todo. É o momento onde as crianças está começando a socializar e temos como objetivo alcançar o desenvolvimento integral, sobretudo na área da saúde e da educação e das crianças miseráveis que, por algum motivo, não conseguiram estar com suas famílias”, declarou. 

Isabel Fonteles, médica que vai coordenar toda a ação, destacou que fará reuniões conjuntas com a Seduc e Sesapi e Sasc para fazer um levantamento acerca das crianças que serão beneficiadas pelas ações. 

“Na prática, estamos conversando com a secretária de Educação e Saúde e Assistência Social para fazer um levantamento dos dados para saber o número de cidades e crianças que serão atendidas”, disse.

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com 

Carretinha da Saúde

Na oportunidade, foi implantado o projeto Carretinha da Saúde. O serviço levará consultas e exames para todas as regiões do Piauí, com uma carreta completamente equipada. Na Carretinha da Saúde, serão oferecidos atendimentos odontológicos e oftalmológicos, com disponibilização de óculos, quando necessário.

Para 2023, são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024, esse número deve saltar para 39 mil, e até 2026, 136 mil crianças devem ser atendidas pelo serviço. O investimento estimado é de R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026, devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Outra vertente que será a da Assistência Social, por meio do programa Criança Feliz, que promove o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias.

Durante o evento, também, ocorreu a abertura da exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor”, da ONG Cria, que traz registros de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. 

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais