Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros registra aumento de 225% em afogamentos e faz alerta para banhistas

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Corpo de Bombeiros do Piauí informou que somente neste ano já foram registrados 26 casos de afogamentos, um aumento de 225% em relação ao ano passado, quando foram 8 casos de janeiro à abril. 

Durante o período chuvoso as pessoas aproveitam para curtir rios, lagos, cachoeiras e riachos, mas é um momento perigoso porque existe um aumento natural do nível da água.

O Corpo de Bombeiros informou que somente no mês de março deste ano, foram 11 casos de mortes por afogamentos, enquanto no ano passado foi apenas um caso no mesmo período.

O tenente Filipe Lima pede que a população fique atenta, principalmente quando ocorrer a ingestão de bebida alcoólica. “Para os que frequentam esses locais com grande volume de água é importante ficar atento a determinadas situações como, não ingerir bebida alcoólica quando for entrar na água, o cuidado com criança deverá ser redobrado e nos locais da diversão não pular na água se o banhista desconhece a profundida para evitar um grave acidente”, disse o tenente.

 

 

Ao participar de trilhas ou camping na busca de cachoeiras ou lagos é importante ter atenção ao tempo e a possibilidade de chuva. “Em dias chuvosos, o recomendável é não entrar na água, não tente atravessar de um local para outro, pois a correnteza pode arrastar o banhista e causar um afogamento. O ideal é procurar um local alto e esperar toda chuva passar”, explicou.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em uma situação de afogamento, mesmo que a pessoa saiba nadar, jamais entrar na água para tentar realizar um socorro. O adequado é fornecer algum objeto que sirva de flutuação, como por exemplo, uma garrafa pet vazia, tampa de isopor, corda ou galho de árvore, para poder evitar o contato direto com a vítima.  

A orientação é procurar locais que possuem guarda-vidas ou pessoas que sejam capacitadas para realizar um resgate em situação de emergência. Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros poderá ser acionado pelo 193.

 

Bárbara Rodrigues (Com informações da SSP)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais