Cidadeverde.com

Miniusinas de geração de energia entram em funcionamento gerando economia

Imprimir

Foto: ccom

As miniusinas de geração de energia solar fotovoltaica nos municípios de Campo Maior e Altos, localizados ao Norte do estado, já entraram em funcionamento e estão produzindo energia para abastecer a Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), respectivamente. A expectativa é que cada usina gere, no decorrer de 1 ano, uma economia de 1 milhão de reais.

As miniusinas são mantidas por meio de parceria público-privada (PPP). O Secretário da Sead, Samuel Nascimento, esteve na manhã desta terça-feira (25) visitando os espaços, acompanhado de Monique Menezes, Superintendente de Parceria e Concessões (Suparc), unidade da Sead que regula as parcerias.

A miniusina localizada em Campo Maior, responsável pelo fornecimento de energia da Sead, entrou em pleno funcionamento em março deste ano e já nesse período gerou 640.000 KwH de energia, gerando uma economia de 40% no valor do kWh. São cerca de 7.000 painéis fotovoltaicos instalados, que produzem energia em todos os lados, tanto a partir da incidência direta do sol na placa, como a partir do reflexo da luz que incide no solo. Os módulos das placas se movimentam de acordo com o nascer e pôr do sol, o que proporciona uma maior potência na geração de energia.

“Esse projeto é um sucesso, com ele produzimos energia limpa usando um recurso que temos em abundância, que é o sol. É uma economia que proporciona ao Estado investir em outras áreas prioritárias, além de impulsionar o Piauí como referência em boas práticas ao meio ambiente e ser exemplo no aproveitamento da energia solar para atender as unidades administrativas”, destacou Samuel Nascimento.

Em Altos, a miniusina também está em pleno funcionamento, gerando energia para abastecer a Sefaz. A estrutura é semelhante ao empreendimento de Campo Maior, com oito hectares de painéis fotovoltaicos. No município ainda há outro espaço de miniusinas sendo finalizado para abastecer a Secretaria da Educação (Seduc). “O desenvolvimento é o grande ganho desse projeto de parceria público-privada com as miniusinas. Além disso, é um trabalho que proporciona um retorno sustentável para o estado”, finalizou Monique Menezes.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais