Cidadeverde.com

Óleos essenciais podem ajudar a dormir melhor; veja quais

Imprimir

 

Foto: Divulgação

 

A vida agitada, a pressão por rendimento físico, pessoal e profissional, a exposição às telas em um universo cada vez mais conectado estão impactando o sono no país. De acordo com um estudo publicado na revista Sleep Epidemiology, 66% dos brasileiros dormem mal, com incidência maior entre mulheres e jovens.

A pesquisa revelou que um a cada três brasileiros convivem com sintomas de insônia e cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com o Centro Dinamarquês de Medicina do Sono, concluíram em um levantamento que a fragmentação do sono pode elevar o risco de morte em 29%, proporcionando uma redução da expectativa de vida em quase nove anos.

Dormir bem e com qualidade é essencial para o funcionamento do organismo. “O sono regula todas as funções do corpo e quando ele não acontece de maneira satisfatória prejudica a liberação de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória”, explica João Gallinaro, psiquiatra e especialista em medicina do sono. “Além disso, é durante a noite que o organismo elimina toxinas nocivas produzidas durante o dia”, completa.

Um dos hábitos que auxiliam para uma noite bem dormida é ter uma rotina e higiene do sono adequadas. “Quando você ajuda seu relógio biológico a funcionar de forma sincronizada com o ambiente, melhora a qualidade do sono e sinaliza para o organismo quando é dia e noite”, orienta o médico. “A rotina com horários fixos, principalmente para acordar, também torna previsível o horário de dormir, facilitando pegar no sono”, salienta.

Para uma higiene da noite eficaz, é necessário remover os estímulos para que a mente possa entrar em estado de tranquilidade. “Tirando o excesso de luz artificial, alimentos estimulantes e conteúdos que causam ansiedade você traz benefícios para o seu sono, melhorando consequentemente a saúde e a qualidade de vida”, reforça o psiquiatra.

Fazer o uso de óleos essenciais, extraídos de plantas, associado a essas práticas pode ajudar, e muito, na melhoria do sono. “Seja por sua atividade relaxante, sedativa ou por tornar a nossa própria mente favorável e aberta para lidar com questões que possam estar incomodando ou ser a origem de nossas preocupações”, esclarece João. “É importante lembrar que, quando abordamos o sono, as estratégias devem funcionar juntas e nunca de maneira isolada”, destaca.
 

Conheça três óleos essenciais que podem ajudar no sono:

*Lavanda: excelente para o sono e um dos mais utilizados. “Seus principais compostos, linalol e acetato de linalila, são responsáveis por suas propriedades calmantes, relaxantes e levemente sedativas”, sugere.

*Laranja-doce: essa é outra opção que compõe a maioria dos blends para insônia. “Ajuda no alivio do estresse, tensão, ansiedade e traz uma perspectiva positiva para quem tem uma tendência a ruminação de pensamentos negativos no período da noite”, complementa o médico.

*Bergamota: assim como os outros, tem características sedativas e relaxantes, auxiliando no sono. “Ajuda nos estados de tensão, irritabilidade e frustração, sentimentos muito frequentes em pessoas que não conseguem dormir”, finaliza.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais