Cidadeverde.com

Conheça os benefícios da água aromatizada para a saúde

Imprimir

 

Foto: Freepik


As águas aromatizadas são refrescantes, saudáveis e ajudam quem tem dificuldade para consumir a quantidade adequada desse líquido. “Acrescentar ervas, frutas e legumes torna a bebida mais atrativa e nutritiva, já que as propriedades benéficas dos alimentos passam para a água”, explica a nutricionista Graziela Maia. A água aromatizada ainda pode ser servida em festas, reuniões e eventos, por ter sabor agradável, frescor e beleza.


Vantagens da água aromatizada

Ela pode ajudar a emagrecer, a melhorar o funcionamento do intestino, a desinchar e a prevenir algumas doenças. “O resultado vai depender do alimento escolhido para acrescentar à bebida. Por exemplo, abacaxi e hortelã são bons para a digestão, enquanto sálvia e gengibre são anti-inflamatórios, que servem para a recuperação muscular, após os exercícios de grande esforço”, explica a nutricionista Gabriela Rebello


Faça você mesmo

A nutricionista Mônica Dalmácio explica que a água aromatizada traz vários benefícios, desde que sejam feitas em casa; se for industrializada, não espere o mesmo. “O ideal é utilizar casca de frutas como a laranja, o abacaxi, a maçã, o limão, entre outros frutos e folhas. A melhor parte das águas aromatizadas está no repasse de minerais e vitaminas das frutas”, explica. Segundo ela, águas aromatizadas têm vitamina C e corantes naturais, que são hidrossolúveis.


6 ingredientes para usar na água aromatizada

A água sozinha já traz diversos benefícios, mas alguns ingredientes podem potencializá-los! Veja os benefícios de ingredientes citados pelas nutricionistas:


1. Limão: fornece boa quantidade de vitamina C e promove um verdadeiro detox do corpo. Ele contém substâncias solúveis em água, seja a casca ou apenas o suco.

2. Hortelã: auxilia no detox do organismo, no aumento do sistema imune, além de combater o mau hálito. Refrescante, melhora o sistema imune e a absorção do ferro. Para ter o efeito calmante e atuação eficiente em situações desconfortáveis da digestão com os gases, é preciso triturar a folha; caso contrário, ela apenas será um chá.

3. Ameixa: rica em fibras, ela auxilia no controle do intestino. Contudo, não é indicada para pacientes com deficiência renal grave. O preparo é simples, uma vez que você pode deixá-la de molho na água. A ameixa tem fibra solúvel, e isso a permite hidratar e liberar compostos fenólicos que ajudam a prevenir, por exemplo, o diabetes.

4. Canela: auxilia na queima da gordura, visto que é um termogênico poderoso, mas deve ser usada em pau.

5. Gengibre: promove efeito diurético, termogênico e ainda reforça o sistema imunológico, ajudando a deixar o corpo longe de gripes e resfriados. Para fazer, adicione a uma jarra de água de 4 a 5 rodelas da raiz ou 2 colheres do alimento ralado. Evite o gengibre em pó vendido em mercados, por conta dos conservantes.

6. Erva-doce: eficaz no alívio de gases, combate à cólica intestinal, auxilia na digestão e no controle da pressão arterial, mas só terá efeito aquecendo a água.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais