Cidadeverde.com

Encontro interdisciplinar de Educação Física promove cursos em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Wilmar Lauhermann

Desde quarta-feira (26) até este sábado (29), o 15º Encontro Interdisciplinar e simultaneamente o XV Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS – Delegacia Regional do Piauí estão movimentando a capital de Teresina, no Sesc Ilhotas. Cerca de 200 participantes inscritos desfrutam das atividades, como os 10 cursos de alto nível disponíveis e que seguem até este sábado. Estão aprovados 35 trabalhos científicos, mostrando que a FIEPS Piauí tem força, mesmo após três anos sem atividades, devido a pandemia. A entidade completa 50 anos. Participam profissionais e estudantes de Teresina, Angical, Floriano, Oeiras, Bom Jesus, Sigefredo Pacheco, Piripiri, e do maranhão inscritos das cidades de Timon e Codó.

A entidade completa 50 anos. Participam profissionais e estudantes de Teresina, Angical, Floriano, Oeiras, Bom Jesus, Sigefredo Pacheco, Piripiri, e do Maranhão inscritos das cidades de Timon e Codó.
Nesta sexta e sábado, muitos cursos agitam profissionais e estudantes de educação física e áreas afins. Como o Curso Recreação e consciência ecológica, pela Profª Drª do Piauí Leyla Regis Meneses. Outro curso agitado é Biomecânica aplicada à saúde articular, ministrado pelo Prof. do Mato Grosso do Sul, Renato Furlaneto Bernardinis. O Prof. Dr. do Ceará, Nilson Vieira, está ministrando dois cursos, um é Workshop de ginástica coletiva coreografada, pela manhã, e de tarde: Dança na escola: Laboratório pedagógico. 

O Prof. paulista André Nessi está ministrando dois cursos: o primeiro, que termina na tarde desta sexta-feira é sobre Massagem e liberação Miofascial Antiestresse. O outro curso que começa hoje à noite é Massagem antiestresse para idosos, que continua na manhã deste sábado (30). Outro curso que começa hoje (28) e termina neste sábado é Meeting de Ritmos: Conceitos, estilos, montagem de coreografias, com a professora de educação física do Piauí, Krislane Lemos. A Profª Drª do Paraná, Sônia Bordim, encerra seus dois cursos: Nutrição no apoio ao emagrecimento em academias e - Recursos ergogênicos usados em academias e desportos.

Em noite de muitos agradecimentos e homenagens, a abertura oficial do 15º Encontro Interdisciplinar e XV Congresso Piauiense Científico teve a entrega da Medalha comemorativa aos 50 anos. A Federação fez a entrega da medalha a 22 personalidades, entre elas profissionais que contribuíram com a história da entidade, fundada em 1972. 

Entre os agraciados com a medalha está o presidente mundial da FIEPS Brasil, Almir Gruhn, o presidente de honra da FIEPS-PI, Dr. Rogério Silveira, delegados da Federação, como o Prof. da UFPI, David Emérito, o Prof. José Carlos de Sousa, que é o presidente da Comissão Científica do XV Congresso da FIEPS-PI, a Profª Drª Yula Meneses, o Prof. Dr. Estélio Silva Barbosa; o Prof. Galba Coelho, que já foi secretário de esportes da Semel, o atual secretário, Renato Berger; representando a ex delegada regional da FIEPS-PI, Profª Aldora Lebre, o filho Sérgio Lebre; também agraciados o Prof. e empresário de academias de ginástica, Eugênio Fortes, o medalhista olímpico e velocista do revezamento 4x100, Cláudio Roberto Sousa, os professores ministrantes de cursos do atual encontro, entre outros.

A FIEPS Piauí lançou, durante a abertura oficial, o selo comemorativo dos 50 anos da entidade. O selo confeccionado pelos Correios teve o carimbo oficial da FIEPS Brasil e entregue à delegada Leonor Araújo. O objetivo é que a história e memória da entidade piauiense sejam eternizadas e lembradas pelas próximas gerações.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais