Cidadeverde.com

Municípios do norte do Piauí registram chuvas acima da média em abril

Imprimir

Fonte: INMET

A cidade de Teresina e os municípios da região Norte do Estado vão fechar o mês de abril com um acumulado de chuvas acima da média para o período. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), até este sábado (29), a Capital do Piauí já registrava 343,8 mm de chuvas durante o mês de abril.

Segundo o climatologista e assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, este é um valor acima do esperado para o mês de abril. Werton explica que a questão das chuvas que atingiram a faixa Norte do Piauí está relacionada com a Temperatura da Superfície do Mar (TSM).

"Nos meses de janeiro e fevereiro a TSM foi muito irregular e boa parte da chuva foi desviada para a faixa amazônica. Em março, o mar próximo do Piauí e da costa nordestina estava bem quente, e isso ajudou a chuva a adentrar no Nordeste. Em Abril a TSM ficou ainda mais elevada favorecendo um aumento da quantidade de chuva, explica. Abril marca os momentos finais da estação de chuvas no Piauí, e neste final de estação as chuvas estarão cada vez mais concentradas na faixa litorânea.

O volume de chuvas esperado para o mês de maio deve ser, em média, 50% das chuvas registradas na média de abril.

A situação no Sul do Piauí

A partir do mês de abril é natural que as chuvas diminuam no Sul do Piauí. Porém este ano, esses municípios também receberam poucas chuvas nos primeiros meses do ano. "Isso aconteceu porque o oceano demorou a ganhar o calor necessário para alimentar o corredor que leva umidade para os municípios do Sul do Estado", explica Werton Costa.

No entanto, o mês de maio pode trazer um alívio para os moradores dos municípios localizados na região Sul do Piauí. "Segundo a meteorologia, é provável que na primeira semana de maio tenhamos a atuação de um sistema frontal, que chamamos também de frente fria. Essa frente fria poderá redistribuir a umidade e a chuva pode chegar de forma muito pontual, muito ocasional em outros municípios, inclusive do Sul. Esse sistema deve adentrar pela Bahia e pode instabilizar boa parte dos municípios do Sul do Estado, finalizou o climatologista.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais