Cidadeverde.com

Secretaria de Segurança Pública promove emissão gratuita da carteira de identidade nacional

Imprimir

A Secretaria de Segurança Pública, através do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco e em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), irá realizar durante o evento alusivo à campanha “Maio Amarelo”, a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O evento acontece na próxima terça-feira (02), a partir das 08h, no pátio da Setrans, no Centro Administrativo, localizado na zona sul de Teresina.

O Diretor do Instituto de Identificação, Marcelo Mascarenha, ressaltou que durante as ações sociais realizadas pelo Instituto de Identificação as emissões são gratuitas. “Uma portaria do Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, determinou que a primeira via da carteira de identidade deve ser gratuita, a segunda via é gratuita para idosos e pessoas com deficiência. Podemos ressaltar que pessoas que tiverem a carteira antiga e queiram mudar para carteira de identidade nacional, também terão direito a gratuidade”, explicou o Diretor.

Marcelo Mascarenha ainda enfatizou que a meta do Instituto de Identificação é garantir que todos os piauienses tenham acesso à carteira de identidade nacional, que é um documento que oferece mais segurança, que tem sua versão virtual, tem o número unificado pelo CPF, onde existe a possibilidade de incluir os números de outros documentos. Além disso, contém condições específicas de saúde, ou seja, possibilita a identificação de pessoas que possuem algum tipo de deficiência através de um selo.

Durante o evento serão realizadas atividades voltadas para a conscientização no trânsito e serão ofertados serviços através de vários órgãos e instituições parceiras. Dentre elas, testes de COVID, sífilis, hepatite, HIV e aplicação de vacinas contra o tétano, influenza e bivalente. 


Maio Amarelo

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, bem como promover a conscientização de motoristas e da população em geral da importância da redução de acidentes para preservar vidas.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais