Cidadeverde.com

CUT confirma que negocia com governo do estado reajustes salariais de várias categorias

Imprimir
  • 1.jpg Gabriel Paulino
  • 2.jpg Gabriel Paulino
  • 3.jpg Gabriel Paulino
  • 4.jpg Gabriel Paulino
  • 6.jpg Gabriel Paulino
  • 7.jpg Gabriel Paulino
  • 8.jpg Gabriel Paulino
  • 9.jpg Gabriel Paulino

Com uma defasagem salarial que chegou a 20%, trabalhadores do Piauí estão em negociação com o governo do estado para um novo reajuste para várias categorias. A  informação foi confirmada pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado, Paulo Bezerra, nesta segunda-feira (1º Maio) durante as comemorações pelo Dia Nacional do Trabalhador.

A data foi marcada em Teresina por um ato que reuniu mais de 20 lideranças sindicais e quatro das cinco Centrais Sindicais do estado: CTP, CUT, Intersindical, CSPCom Lutas. 

Segundo Paulo Bezerra, a reivindicação das categorias por um reajuste geral já passou por duas rodadas de conversas com representantes do Palácio de Karnak, mas, sem saldo positivo para ambos os lados. Uma terceira tentativa está prevista para acontecer neste mês de maio. 

Na ocasião, de acordo com o presidente da CUT, técnicos do Poder Estadual se comprometeram à apresentar aos sindicatos um levantamento financeiro sobre o que pode ser concedido em termos de reajuste para as categorias de trabalhadores do Piauí. 

“No Piauí, estamos passando por um processo de negociação. Já tivemos duas mesas, mas, não tivemos nenhuma resposta positiva. O governo argumenta que a arrecadação está baixa. Já passamos de 12 meses sem reajuste. O que aconteceu, na verdade, foi uma reposição para os professores, mas, as outras categorias como saúde e administrativa não houve aumento nenhum. Temos uma nova agenda neste mês de maio, onde o governo vai trazer um levantamento para nos apresentar”, disse o sindicalista. 

Foto: Gabriel Paulino/ Cidade Verde

Paulo Bezerra também destacou que o reajuste de 14,95% para profissionais do magistério público da educação básica não contemplou as demais áreas, como a da saúde e setores administrativos. Por outro lado, o Governo do Estado argumenta estar passando por um momento de baixa arrecadação.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), o Piauí perdeu R$ 500 milhões com o teto para alíquota do ICMS. A projeção é de mais perdas na ordem de R$ 300 milhões para esse ano. 

Em entrevista ao portal Cidade Verde, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Sílva (PT), único parlamentar presente no ato dos sindicatos, afirmou que, de fato, a equipe do governador Rafael Fonteles (PT) está realizando um estudo para enviar ao Legislativo uma Política de Reajuste Salarial para os servidores do Piauí. 

“O governador está fazendo esse estudo junto a sua equipe econômica e acreditamos que, em breve, ele deverá uma política de reajuste salarial para o servidor público do estado”, confirmou. 

Foto: Gabriel Paulino/ Cidade Verde

FINANCIAMENTO SINDICAL 

Paulo Bezerra ainda demarcou o posicionamento da CUT sobre a retomada do financiamento de sindicatos, extinto depois da reforma trabalhista de Michel Temer (MDB). O Ministério do Trabalho propõe uma “taxa negocial”, aprovada por assembleias, juntamente com a pauta de reivindicações a ser negociada com os sindicatos patronais.

“Nós da CUT somos claros, somos contra o imposto sindical, toda vida fomos contra o imposto compulsório, pois ele não é democrático. Somos a favor do financiamento sindical, sim, mas desde que ele seja discutido com o trabalhador, garantindo com assembleias para que o trabalhador decida sobre como será esse financiamento”, declarou. 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais