Cidadeverde.com

“No Brasil o crime compensa”, afirma coronel da PM do Rio de Janeiro

Imprimir

Um dos palestrantes da semana científica da 8ª Turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) nesta quarta-feira (3), o coronel Fábio Cajueiro, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, afirma que “compensa” ser criminoso no Brasil. 

Com base em estudos, o militar citou a dificuldade para a identificação dos autores dos crimes e punições brandas como fatores de estímulo. Segundo ele, as chances de um suspeito de homicídio cometido no Rio de Janeiro não ser identificado é de 92%. 

“Caso ocorra o crime, eu vou ser capturado? Vou ser pego? Caso eu seja pego, eu vou ser duramente punido? No Brasil as duas questões são não [...] O crime aqui no Brasil, na atual conjuntura, compensa. Não existe negócio nenhum que a pessoa abra no Brasil que tenha 92% de chance de dar certo”, declarou o coronel. 

Neste sentido, Cajueiro reforçou a necessidade de mudanças na atual legislação penal do país, aliada a uma política educacional capaz de afastar as crianças do mundo da criminalidade. Para ele, esses são dois vieses que, aliados, podem resolver este problema. 

"Um é realmente as leis serem endurecidas, deixarem de ser obsoletas e a percepção realmente conseguir ser identificada. A outra é educação [...] De um lado punir duramente aqueles que já escolheram o caminho do crime e do outro educar exatamente as crianças, incluindo valores morais na sua cultura, para que se evite que se torne criminoso”, pontuou o militar. 

Sobre o conteúdo que irá apresentar aos futuros aspirantes da PM-PI, o coronel destacou que o intuito é mostrar como se instalaram e se desenvolveram as organizações criminosas no estado fluminense para evitar que o mesmo ocorra no Piauí. 

"Estamos aqui a convite da PM-PI, vamos mostrar nossa realidade, o que acontece e o que aconteceu para chegasse a esse ponto, mostrando nossas propostas e projetos, o que deu certo e o que é mais fácil de fazer e dificil, para evitar que o Piauí chegue ao nível do Rio de Janeiro", concluiu Cajueiro.

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais