Cidadeverde.com

Guardas Municipais cobram mais reconhecimento e defendem atuação integrada

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_37.jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_37_(1).jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_38.jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_38_(1).jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_39.jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-05-04_at_11_18_37_(2).jpeg Bárbara Rodrigues/Cidadeverde.com

Mais de 500 guardas municipais, de 18 estados, iniciaram nesta quinta-feira (04) um encontro que tem como objetivo discutir os desafios da categoria. O Encontro Norte e Nordeste de Guarda Municipais será realizado até o próximo sábado em Teresina. A categoria também busca mais reconhecimento da atuação deles junto à segurança pública.

O comandante da Guarda Civil em Teresina, André Viana, informou que o evento busca ações para o desenvolvimento da guarda na região Norte e Nordeste.

"A nossa ideia é debater os desafios da inovação e integração, então sabemos a importância de trabalhar integrado com as demais forças de segurança, está na nossa competência e vamos fomentar isso com as outras instituições e tem o desafio da inovação pois estamos no mundo tecnológico e para se renovar, para apresentar soluções para nivelar a nossa guarda, da maior cidade para a menor", destacou.

A comandante da Guarda Municipal da cidade de Paudalho, no Pernambuco, Rebeca Figueiredo, afirmou que eles buscam principalmente reconhecimento como membros importantes da segurança pública.

"O maior desafio que é tratado nesse encontro é de ser reconhecido como Guarda Civil no Norte e Nordeste, nós ainda carregamos o peso de ser uma região menos reconhecida e por sermos insuficientes na segurança pública, então a real intenção desse encontro é nos fortalecer. Nós nos reconhecemos, e aqui a gente vê que o desafio de um, não é só dele, é de um todo. Só muda o lugar e os desafios são os mesmos", disse.

A inspetora Danielle Borges, da cidade de Belém, no Pará, também cobrou mais reconhecimento para a categoria.

"O maior desafio é desatrelar a imagem de que a carga da segurança pública é apenas da Polícia Militar, porque as guardas municipais fazem um trabalho idêntico, às vezes até de mais excelência que as polícias, mas sempre que sai na imprensa só se fala da polícia militar. Então a segurança pública tem vários atores e as pessoas não conseguem colocar a guarda no papel de destaque que ela tem. Sobretudo nas cidades menores, onde não se tem bombeiros, nem PM, e é a Guarda que supre isso. Somos próximos da comunidade, e não somos reconhecidos", apontou.

Facções criminosas

Para os guardas municipais da região Norte e Nordeste, as facções criminosas são um problema e afirmam que é uma situação que também enfrentam. Eles defendem uma ação integrada das forças de segurança.

"Esse problema é crescente em todo o país. Quando eles viram que perderam espaço no Sul e Sudeste por causa da atuação do estado, começaram a invadir os estados do Norte e Nordeste. Estamos vendo esse trabalho realizado no Rio Grande do Norte com uma força tarefa muito grande, e tem uma atuação forte da guarda municipal, se você ver as notícias, não vê a guarda atuando como a PM, mas estamos sim, pois é a guarda que está indo na escolas, muitas vezes até desarmados. Nós somos uma polícia de proximidade, quem mais sabe dos problemas? O problema é que não somos ouvidos, por isso a importância desse evento", afirmou.

André Viana disse que a situação em Teresina é a mesma, é que a guarda vê com preocupação a atuação das facções.

"Estamos espalhados em toda a Teresina, não só na capital, e a guarda municipal tem uma capilaridade pois está inserida nas comunidades, temos que ter essa preocupação as facções, pois estão assolando o nosso país", pontuou.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais