Cidadeverde.com

Governador diz que adotará modelo do CEIR para hospitais do estado

  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_13.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_13_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_151.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_50.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_12.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_25_15.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_55_00.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_55_02.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_55_46.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-05-08_at_09_55_51.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

Ao participar das comemorações dos 15 anos do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), o governador Rafael Fonteles (PT) confirmou nesta segunda-feira (8) que fará parcerias com  Organizações Sociais sem fins lucrativos para gerenciar hospitais no Piauí. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento dos hospitais. A declaração foi dada pelo governador durante as comemorações no CEIR, na manhã de hoje. Rafael classificou o atendimento do Centro de Reabilitação como um modelo a ser seguido pelo estado. O CEIR é administrado pela Fundação Reabilitar, uma entidade social sem fins lucrativos.

A proposta de transferir a gestão de hospitais para Organizações Sociais sem fins lucrativo já foi discutida em reunião do Conselho Estadual de Saúde. 

Pelos contratos, a gerência das três instituições de saúde – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, uma unidade em Campo Maior e o hospital estadual no Mocambinho – deve ser administrada por Organizações Sociais.  O Conselho Estadual de Saúde aprovou resolução contrária a decisão do governo. 

Em entrevista, Rafael Fonteles avaliou positivamente a unidade de saúde e disse que o CEIR deve ser visto como um “modelo de gestão” para os demais hospitais do estado.  O Ceir é um projeto do Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Desde a fundação, em 2008, é administrado pela Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos. 

“Queremos esse padrão de excelência que essas entidades do terceiro setor são capazes de gerar para a sociedade. Aqui é um equipamento público e permanece público, mas, gerido por entidades do terceiro setor. Queremos aprofundar isso. Nosso grande sonho é que esse padrão de atendimento seja estendido para todas as unidade de saúde do Piauí e vamos perseguir esse sonho", afirmou o governador.

Um Sistema Fotovoltaico e um elevador com capacidade para oito pessoas foram inaugurados no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que completa 15 anos neste mês de maio. O ato contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e de parte da bancada de deputados estaduais, além da conselheira do TCE-PI, Rejane Dias. 

Os equipamentos foram instalados com recursos de aproximadamente R$ 650 mil arrecadados através bazar do Ceir, por meio da venda de produtos doados pela Delegacia da Receita Federal em Teresina.

Durante a solenidade o esposo da repórter da TV Cidade Verde, Gorete Santos, Marcus Aurélio Costa Flores, que é atendido pelo CEIR fez um relato emocionante sobre a sua trajetória de recuperação no Centro Integrado, após ter sido acometido por sequelas de infecção da Covid-19. 

O deputado estadual Dr. Vinicius (PT) também elogiou o trabalho feito pelos profissionais do CEIR e disse que a Secretaria de Políticas Para Pessoa Com Deficiência está preparando mais duas ações: a primeira é o lançamento das ações do Pacto Pela Criança, que será feito pela primeira-dama Isabel Fonteles e à segurança será um programa voltado para correção de deficiência visual em crianças. A meta é atender até 5 mil pacientes. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais