Cidadeverde.com

Bright School conquista duas certificações simultâneas de educação internacional IB

Imprimir

Fotos: Ascom/Bright School

 

A Bright School é a primeira escola do Piauí a conquistar o selo International Baccalaureate e essa conquista foi dupla: foram duas certificações de educação internacional, reconhecidas mundialmente pela sigla IB. Agora, a escola passa a compor o seleto grupo de 7 instituições de ensino no Brasil com duas certificações, o Middle Years Programme (MYP), para o Ensino Fundamental II, e o Diploma Programme (DP) para o Ensino Médio. O selo IB está alinhado com uma filosofia de educação idealizada e aprimorada na Suíça. “A filosofia IB se conecta perfeitamente à nossa missão de oferecer uma educação global e de excelência acadêmica, formando cidadãos inteligentes emocionalmente e preparados para a vida”, afirma Andrea Mello Lombardi, diretora-geral da Bright School.

O International Baccalaureate tem quatro programas distintos: o Primary Years Programme (PYP), aplicado no Ensino Fundamental I; o Middle Years Programme (MYP), no Ensino Fundamental II; o Diploma Programme (DP), no Ensino Médio; e o Career-related Programme (CP), direcionado ao desenvolvimento de carreiras. “Em nossa escola, alcançamos a certificação em dois desses programas, o MYP, que se direciona a alunos na faixa etária entre 11 e 16 anos cursando o Ensino Fundamental II e o DP, que é aplicado para estudantes na faixa etária de 16 a 19 anos do Ensino Médio.  Ter a filosofia IB implementada desde os primeiros anos de ensino estabelece um marco decisivo na qualidade da formação dos alunos”, explica a diretora executiva, Laís Mello.

O MYP, de acordo com Laís Mello, oferece uma base sólida de formação para que o aluno se desenvolva de forma exponencial até chegar ao Ensino Médio. Trata-se de um programa com elevado número de requisitos, que exige treinamento e formação para os professores e penetra de forma aprofundada na cultura da escola. “Além disso, promove a base necessária para que, durante o Ensino Médio, os alunos já cheguem com a formação essencial e possam ter sucesso em programas que oferecem certificação nacional e internacional de forma concomitante com excelência”, destaca. Já o Diploma Programme - DP cumpre os requisitos para que o Ensino Médio seja reconhecido internacionalmente abrindo portas para acesso às melhores universidades do mundo. No Brasil, dentre as 53 escolas com certificação IB, apenas 11 instituições, incluindo a Bright School, iniciam essa formação desde cedo, por meio da conquista do selo IB pelo programa MYP, e apenas 7 escolas têm a certificação por esses dois programas, MYP e DP, de forma simultânea. 

A Bright Bee School, primeira escola bilíngue do Piauí, se estabeleceu em 2009 com a Educação Infantil e cresceu ano a ano, acompanhando a sua primeira turma. O plano pedagógico inovador se ampliou e agora evoluiu com expansão de sua estrutura física e espaço próprio para o público adolescente com a Bright School, voltada ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio. Com os selos IB, a instituição demarca um novo pioneirismo: “Também somos a primeira escola do Estado a ter, efetivamente, a certificação internacional do International Baccalaureate”, destaca Andrea.


A certificação International Baccalaureate existe desde 1968. Foi idealizada por um grupo de educadores que almejava um ensino que proporcionasse compreensão intercultural para crianças e adolescentes para que, como adultos, estivessem preparados para as exigências globais. A sistemática IB tem como principais diferenciais a valorização da criatividade e do pensamento crítico.

Promover desenvolvimento integral e formação global é um compromisso colocado em prática pela Bright antes mesmo da conquista do selo IB. A instituição tem um programa denominado “Bright Connections”, que tem a proposta de aproximar o aluno de temáticas variadas sob o olhar de culturas e realidades diferentes. Todos os programas Bright podem ser encontrados no site da instituição  https://www.brightbee.com.br.

“Por meio de várias iniciativas, nossos alunos são incentivados a serem investigadores, buscando conhecimento além do que é ensinado em sala de aula, a serem informados nas mais diversas áreas do saber”, destaca Andrea. “São pensadores críticos, capazes de questionar e analisar informações, e comunicadores assertivos, que sabem trabalhar em equipe”, acrescenta Laís.

No ingresso às universidades, a aprovação de alunos com uma diplomação IB chega a ser 22% maior quando se compara o desempenho de candidatos que não tiveram acesso aos programas do IB.

No Brasil, algumas instituições renomadas, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, oferecem vagas específicas para alunos IB.

Nos Estados Unidos, Harvard, Princeton, Yale, New York University e outras universidades reconhecidas pela excelência de ensino valorizam o perfil do estudante que possui uma formação orientada pela certificação International Baccalaureate. Em vários países europeus, a exemplo de Espanha, Holanda e Reino Unido, há universidades que aceitam a nota IB como meio de acesso direto.

Aluna do 7º ano, Maria Antônia Bezerra de Azevedo, de 12 anos, destaca que o IB é um sistema de alto padrão que poucas escolas conquistam. “Acredito que, de acordo com as provas e dinâmicas que temos na escola, o IB possa nos abrir portas”, afirma a estudante.

Benício Raposo, de 13 anos, aluno do 8º ano, partilha da mesma expectativa de Maria Antônia. “O IB pode nos ajudar a entrar em universidades de alto padrão. E isso abriria novos caminhos em nossas vidas”, observa.

“Estamos muito orgulhosos por conduzir uma escola tão alinhada com um selo de alta qualidade como o IB. E, mais ainda, por participar da formação de jovens que farão a diferença no mundo”, finaliza a diretora-geral Andrea Mello Lombardi.


 
Mais sobre a Bright

Com uma proposta educacional que agrega excelência acadêmica ao bilinguismo e ao desenvolvimento integral do aluno de forma individualizada, a instituição de ensino aliou programas de inteligência emocional, educação financeira, robótica, desenvolvimento de comunicação assertiva e inovou, com pioneirismo, em inúmeros projetos extracurriculares.

É a primeira instituição de ensino a oferecer curso completo teórico-prático de primeiros socorros em sua grade curricular. Também destaca seu pioneirismo com o canal de comunicação “BB News”, que promove a cobertura dos eventos da escola por meio dos próprios estudantes, entre outros projetos de comunicação. É também a primeira instituição a implementar o TED-Ed, tendo vários de seus alunos com participações inseridas na rede nacional do programa. É pioneira, ainda, na promoção de debates, como as simulações da ONU, tendo levado, nos dois últimos anos, uma delegação para participar dessas simulações nas universidades de Harvard e Yale, inclusive com alunos premiados nos eventos.

A escola, que agora oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio, tem um programa avançado, interativo, interdisciplinar, bilíngue e globalizado que, para além do pioneirismo, tem contribuído para transformar e inspirar o avanço da educação em nosso Estado.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais