Cidadeverde.com

Governo cria novos batalhões da PM e concede gratificações para policiais civis

Imprimir

Foto: PM-PI

O governador Rafael Fonteles (PT) sancionou mudanças na Lei de Organização Básica da Polícia Militar e na Lei Complementar da Polícia Civil do Piauí. As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Estado e estabelecem a criação de quatro novos batalhões na PM e a concessão de gratificações para policiais civis. 

O governador autorizou a criação de três novos Comandos Operacionais da PM, que serão divididos em Ambiental, Trânsito e Aéreo, com nove Companhias Independentes.

Confira aqui as mudanças

Serão criados novos Batalhões de Polícia Militar, sendo eles o Batalhão de Choque, o 27º BPM, em Parnaíba, o 29º BPM, na zona Leste de Teresina, e o 30º BPM, na cidade de Barras. Também foi criada a Companhia Independente de Ciclopatrulhamento.

Foram criados na PM:

  • Comando de Aviação e Policiamento Aéreo (COPAer), com três companhias independentes;
  • Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), com três companhias independentes;
  • Comando de Policiamento Ambiental (CPA), com três companhias independentes;
  • 27º Batalhão de Polícia Militar (27º BPM), com sede em Parnaíba, com a estrutura básica de duas Companhias Policiais Militares; 
  • 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM), com sede em Teresina, com a estrutura básica de duas Companhias Policiais Militares;
  • 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM), com sede em Barras, com a estrutura básica de duas Companhias Policiais Militares;
  • Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), com a estrutura básica de três companhias;
  • Companhia Independente de Ciclopatrulhamento (CICLOPATRULHA), subordinada ao Comando de Polícia Comunitária (CPCOM); 

“Importante a iniciativa do governador para corporação, pois traz uma maior organização da estrutura operacional, além da criação de novas vagas e cargos para oficiais e praças, a valorização da formação policial militar, a elevação e qualificação nos níveis de formação profissional e uma maior agilidade na ascensão profissional”, comentou a comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Lei Complementar da Polícia Civil também sofreu alterações com benefícios para instituição e policiais. De acordo com a legislação, serão concedidas gratificações por produtividade para delegados, agentes, escrivães e peritos das unidades com melhores índices de resolução de investigações, além da criação das funções de chefe de unidade de polícia, chefe de investigação e chefe de cartório.

“As gratificações por produtividade motivam ainda mais os servidores a cumprirem com determinação e rigor a sua função. É importante ressaltarmos o fortalecimento da instituição, uma vez que também foi criado o cargo de delegado-geral adjunto que nos auxiliará com a gestão da Polícia Civil, bem como a Corregedoria e a Academia de Polícia agora serão vinculados a Delegacia Geral. O nosso objetivo é valorizar o trabalho dos policiais e melhorar cada vez mais os atendimentos nas delegacias e centrais de flagrantes”, concluiu Luccy Keiko, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Bárbara Rodrigues (Com informações da SSP)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais