Cidadeverde.com

Segurança cria novo modelo com 31 áreas integradas no Piauí e monitoramento de conselho

Imprimir

O governador Rafael Fonteles (PT) assina nesta quarta-feira (10) o decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). Durante solenidade no Palácio de Karnak, o governador lançará também o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP), em parceria com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí. A solenidade está marcada para às 11h30, no Palácio de Karnak.

As AISPS têm o objetivo de delimitar geograficamente as áreas em que as Polícias Civil e Militar atuarão em conjunto, integrando Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar. A medida já é adotada em quase todos os estados, como Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, e possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados.

No Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento do estado. Cada uma delas contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública. Em Teresina, serão dez unidades espalhadas em cada zona.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas explicou o papel que essas áreas integradas terão.

“Na capital será uma área integrada no Centro, duas em cada zona e na zona Rural. O que essa área vai fazer? Essa área é uma nova forma de pensar a Segurança Pública, então cada área vai ter um batalhão, uma delegacia responsável, nós vamos medir os índices de produtividade tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil e nós vamos criar um conselho territorial por área formado por policiais e também pela sociedade, de modo que os policiais também se comprometam com a comunidade, eles possam ser responsabilizados pela comunidade, possam responder a comunidade e a comunidade possa fiscalizar cobrando gestão, qualidade e serviço”, pontua Chico Lucas.  

A nova sistemática também impacta a integração das forças de segurança pública, garantindo maior eficiência no atendimento ao cidadão, com ações direcionadas e responsabilidade territorial, facilitando o trabalho de identificação e mapeamento de ocorrências.

O gestor reforça que o principal objetivo desse decreto é reduzir as mortes violentas intencionais. Ele pontua ainda uma redução de 30% neste mês abril, quando comparado com o ano passado.

“A ideia total é reduzir os índices de criminalidade, reduzir principalmente as mortes violentas intencionais, felizmente mês de abril a gente já conseguiu ter uma redução. Só com as medidas de integração nós conseguirmos reduzir em abril 30% o número de mortes violentas em relação ao ano passado. Isso é sinal que a gente tem condições de avançar sim”, destaca.

Durante a solenidade, será assinado, ainda, o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – o DataSSP, vinculado à Diretoria de Inteligência da SSP-PI. Com a parceria, será possível desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes através do uso da Inteligência Artificial e de modelos estatísticos, dando maior eficácia às políticas públicas.

De acordo com o secretário Segurança, Chico Lucas, as ações fazem parte de um conjunto de iniciativas do executivo estadual que visam otimizar os trabalhos ostensivos e investigativos das Forças de Segurança do Estado. “O uso da tecnologia tem sido um aliado no combate à criminalidade em todo o Piauí, juntamente com as ações de estratégia e inteligência. Com a criação das RISPS e AISPS, estamos consolidando o plano de reestruturação da Segurança Pública do Estado, por meio de uma gestão compartilhada. Além disso, estamos criando o DataSSP, uma política pública baseada em dados e ciências aplicadas que une segurança pública, ciência e pesquisa, com o auxílio das Instituições de Ensino do Estado”, comenta o gestor.

 

Rebeca Lima (Com informações da SSP) 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais