Cidadeverde.com

Rafael Fonteles assina decreto para criar áreas integradas de segurança e Data SSP

Imprimir
  • SSP_6.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SSP_5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SSP_4.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SSP_3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SSP_2.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SSP_1.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

 


O governador Rafael Fonteles (PT) assinou no final da manhã desta quarta-feira (10) o decreto que cria as Áreas Integradas de Segurança no Piauí (AISP). O ato aconteceu no Palácio de Karnak e também contou com a presença do secretário de Segurança Chico Lucas. 

Segundo o delegado-geral Luccy Keiko, as áreas integradas vão delimitar geograficamente as áreas em que as Polícias Civil e Militar atuarão de forma conjunto, integradas também com as Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar.

O delegado-geral também explicou que as áreas Integradas serão compostas por 31 unidades territoriais, levando em consideração os territórios de desenvolvimento. Cada uma delas contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública. 

“Vamos começar a fazer essa análise de uma maneira mais profissional. Na área integrada do Mocambinho, por exemplo, tem mais roubo, furto ou mortes? Vamos saber e fazer ações para aquele tipo de crime na região […] hoje, é um pouco desorganizado, o delegado nem sabem quem é o comandante com quem ele conversa, às vezes, um distrito é localizado em uma área com dois batalhões. A SSP tomou a frente disso para saber a quem vamos recorrer naquela área e eles serão cobrados para apresentar resultados”, destacou o delegado-geral. 

A medida já é adotada em estados como o Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. 

DATASSP 

Durante a solenidade, Rafael Fonteles também assuntou um “Termo de Cooperação Técnica” entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP), que será vinculado à Diretoria de Inteligência da SSP-PI. 

O objetivo é monitorar e desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes, através do uso da Inteligência Artificial e de modelos estatísticos. 

O secretário de Segurança Chico Lucas afirmou que a criação das áreas e regiões integradas permitirá uma aproximação dos delegados e comandantes das áreas pelas quais serão responsáveis, bem como uma aproximação e maior interlocução com as comunidades dos municípios. 

“Essa integração hoje acontecia da cúpula a base, mas não estava institucionalizada. Não faz sentido o batalhão ser um e a área ser outra. Vai ter que haver essa verticalização. Esse foi o trabalho que fizemos, para que as pessoas se sintam responsáveis, para que um comandante ou um delegado se sinta responsável por um bairro, por uma cidade. Eles devem conhecer as comunidades, a diretora da escola estadual, por exe

Rafael Fonteles destacou a importância de fortalecer a inteligência da Polícia Civil e Militar do Piauí. Segundo o governador, é interligar a análise de números com o contato com as comunidades para direcionar a atuação da Segurança. O chefe do Executivo também enfatizou que a “palavra de ordem” para a área é integração. 

“Vamos fortalecer a inteligência da polícia civil, militar e bombeiros. Não se faz segurança pública sem números, não se pode fazer no achismo, só com o coração, não pode. Por isso, é tão importante o DataSuS, essas parcerias vão gerar as bases para os nossos investimentos. Se a palavra de ordem é integração, como posso ter uma estrutura diferente da Civil e Militar? Era óbvio que isso era um erro grotesco”, disse.


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais