Cidadeverde.com

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

O aplicativo de mensagens Telegram atendeu ao pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e apagou a mensagem divulgada contra o projeto de Lei das Fake News, que está em tramitação no Congresso. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), após o magistrado ameaçar a suspensão do aplicativo caso o recado compartilhado não fosse removido. A remoção foi confirmada pelo SBT News por volta das 14h30.

Na mensagem, divulgada na 3ª, o Telegram fez uma campanha que distorceu a proposta, alegando que a medida que trata sobre fake news irá "acabar com a liberdade de expressão", e que se fosse aprovado da forma como está, poderia "matar a internet moderna". 

Segundo analisou Moraes, o conteúdo apresentado pelo Telegram continha desinformação contra o projeto e foi contra a democracia. "Fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares", diz trecho da decisão.

Moraes também definiu que se o pedido não fosse atendido, o Telegram deveria ser suspenso em todo o país por 72 horas - além de pagar uma multa de R$ 500 mil a cada hora em que a mensagem não fosse retirada. O ministro ainda determinou que o aplicativo envie uma nova mensagem retratando o compartilhado inicialmente a todos os usuários.

O conteúdo divulgado na 3ª foi apagado da plataforma e das redes sociais do aplicativo. Pouco depois, uma mensagem citando o pedido do STF foi encaminhada aos usuários. No conteúdo, o Telegram informa ter recebido uma ordem do STF, que obriga a remoção do conteúdo. 

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais