Cidadeverde.com

Mulher traz um olhar mais humanizado, diz Janete Vaz sobre empreendedorismo feminino

Imprimir

Foto: Agência Flex

Janete Vaz é uma  das escritoras do livro “Mulheres no Conselho” e fundou em 1984, com a sócia Sandra Soares a empresa Sabin, que atualmente tem 350 unidades em 15 estados, com mais de 7 mil colaboradores.

Ao Cidadeverde.com a empresária explicou que é importante que as mulheres entendam as dificuldades de se abrir um negócio e que é necessário persistir, mesmo diante das dificuldades.

“As mulheres tem vontades e desejos, tem boas sugestões de empreendimento, mas que tem medo de errar, e quando erra tem medo de continuar e acaba fechando a empresa. A mensagem que deixamos claro aqui é para não desistir dos seus sonhos, pois mesmo errando, é preciso entender que é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. A coragem é o desejo nobre do coração e que supera o medo, e que nunca tenha medo de dar passos, pois as respostas estão na frente. É preciso ter planejamento, disciplina, métricas, desenvolvimento de pessoas e de lideranças”, destacou.

Foto: Agência Flex

Janete Vaz afirmou que criar uma empresa com valores é essencial para ter um negócio de sucesso.

“Se a pessoa me perguntar como eu consegui chegar até aqui, são os nossos valores.  Tem os valores culturais, empresariais, familiares e espirituais. Dos meus valores familiares, o que eu trouxe do meu pai e da minha mãe foram as minhas principais referências, não foram livros que trouxeram as grandes referências, foi a minha criação, o que aprendi com o meu pai. O DNA do meu instituto é da minha mãe, de ajudar, de zelar, de não medir esforços para servir, amar as pessoas, que é uma virtude da minha mãe. E tem os valores espirituais, onde temos a crença de que os nossos valores do dia a dia precisam ser pautados pelos valores de liberdade, de justiça, de servir e de amor”, explicou.

Para Janete Vaz, hoje a sociedade entende cada vez mais a importância de ter mulheres comandando negócios, e em cargos de chefia.

“O que a gente vê nos últimos 10 anos para cá, é que há um reconhecimento de que a mulher, que a diversidade contribui para o crescimento de qualquer empresa. A diversidade é você ter pessoas pensando diferente, então a pluralidade é rica. Existe reconhecimento que a participação das mulheres nos conselhos e diretorias, traz um olhar mais humanizado, e a mulher tem isso naturalmente, traz um olhar de mais crítica, a mulher é muito detalhista, então essas particularidades são importantes. Existe essa percepção da importância das mulheres e as empresas que não falam das mulheres em suas organizações precisam começar a falar, pois é uma necessidade, e quem ganha são as empresas”, declarou a empresária.

Dicas para crescer seu negócio

Ela ainda disse que deu dicas para quem pretender abrir um negócio, destacando a importância de sempre buscar crescer o seu empreendimento, conhecer bem a área em que está investindo e sempre buscar capacitação.

“Primeiro tem que querer continuar, querer buscar inovação, sonhar é importante, ter esse sonho, ter entusiasmo e motivação permanente, buscar conhecimento, continuar estudando permanentemente, conhecer o negócio nos detalhes, ter nas palmas das mãos todo o processo da empresa. Criar processos para desenvolver pessoas, e ter processos seguro de crescimento, ter métricas para buscar resultado, ter disciplina de criar uma estrutura que vai trazer resultado. Se tá começando, continue sonhando, mas com os pés no chão, continue avançando, sabendo que não é fácil e que é possível buscar o seu sonho. Se quando comecei e hoje sou bem sucedida, é porque segui passo a passo, em direção ao que planejei e sonhei”, finalizou.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais