Cidadeverde.com

Mofo: veja dicas infalíveis para combater a umidade em casa

Imprimir

 

Foto: Freepik



A maioria das pessoas têm dúvidas sobre como lidar com o mofo, principalmente quando chega o outono e a umidade toma conta dos ambientes. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em saúde pública, o primeiro passo para combater este vilão nestes dias úmidos é preciso entender que o mofo ou bolor são a mesma coisa, ou seja, são micro-organismos, são seres vivos.

O fungo é microscópico, é incolor, você não enxerga. As manchas escuras, azuladas, esverdeadas, pretas, marrons, aquelas penugens que você observa nas paredes, no casaco de couro, nas frutas, na verdade, aquilo que você está vendo são milhões e bilhões e trilhões de trilhões milhões de esporozinhos. São sementinhas desses fungos.

“O mofo em si é como se fosse uma árvore. As raízes estão dentro da parede, do casaco e você não observa. Chega um ponto que o crescimento está tão grande que ele passa a se multiplicar. Daí se pegar um pano pra limpar, você pode espalhar o mofo sem saber, infelizmente. É como se fosse a copa de árvores, você vai agitar as folhas, deixando o ambiente inteirinho da sua casa cheio de sementinhas, onde cada uma delas vai dar origem ao novo bolor”, explica Dr. Bactéria.

O biomédico alerta que é fundamental saber que as condições para manter os fungos ativos são umidade e não ventilação. Portanto, nas paredes, devemos observar o que tá causando bolor, seja de algum encanamento estourado, de rachaduras, infiltrações.

No casaco de couro e sapato molhado de chuva, que a pessoal guardou em local não ventilado, armário que vive fechado, sem circulação de ar, acaba embolorando e passa para as roupas, ficando com cheiro de guardado. Ou seja, se você tem um ambiente úmido com baixa ventilação, o fungo vai se desenvolver em qualquer lugar que pode: papelão, parede, roupa, armário atrás de quadro.

“O maior risco é respirar nesse ambiente e desenvolver algo mais sério, como os problemas alérgicos que podem ser um gatilho para asma e acarretar problemas pulmonares (inclusive aspergilose pulmonar, que é um fungo do ar cujo tratamento é dificílimo), sem contar a micose”, explica Figueiredo.


- Parede de Banheiro

Esse é o local perfeito para os fungos sobreviverem, por isso que a gente precisa ficar lá com o cloro tentando vencer.

Receita básica: ventilação! Janela aberta e porta aberta. Mas se tem as janelas lacradas, tem que fazer o processo de jogar nas paredes água sanitária pura (deixa pelo menos por 35 minutos parado) toda semana uma vez por semana.

Se a parede está bem embolorada, aí tem que fazer um processo de impermeabilização com verniz anti mofo, com íons prata para evitar proliferar.

Se por acaso tem um local que embolorou, tá com mancha de bolor, pegue um pulverizador e coloque água sanitária pura e aspergir mantendo o mofo longe.
 

- Armários

Quanto aos armários, se não estiverem embolorados, pegue um paninho e e molhe com vinagre de álcool puro e passe por todo ele.

Você também pode distribuir alguns sachês de sílica gel dentro do armário e umas caixinhas de desumidificadores próprios para manter a umidade sob controle.
 

- Roupas

Para manter a roupa sempre cheirosinha, e no caso dela apresentar o famoso “cheiro de guardado”, você precisa tomar algumas precauções: pegue o bicarbonato de sódio em pó e jogue na peça de roupa, sem restrições. Deixe-a todo embolada no local por 10 minutos. Após esse processo, vá para um lugar arejado da casa e dê umas batidas. Esse cheiro de guardado sairá todinho e o bicarbonato vai evitar a peça embolore, assim não vai ter uma desagradável surpresa quando for usar novamente. 

Quanto aos edredons e casacos de lã, o especialista sugere  mandar lavar em locais especializados. Ou se for lavar em casa deverá secar muito bem, depois de bem sequinho nunca coloque no saco de plástico.

O ideal é colocar em sacos de TNT (tecido não tecido) isso porque esse TNT consegue ter uma troca com o ambiente. Então, mesmo que tenha sobrado um pouquinho de umidade, vai sair no neste material

 
- Travesseiros

Nunca colocar no sol. “Se você colocar no sol, ele vai esquentar por fora e por dentro vai ficar temperatura ideal para o acasalamento dos ácaros. No máximo, ele tem que ficar no ambiente a ser ventilado e com sombra. Essa dica vale para todos os cobertores e colchões, é a chance que faltava para bactéria pegar e procriar e tende ainda mais a aumentar o mau cheiro”, alerta Dr. Bactéria.

 

Resumo das dicas:
 
-Arejar melhor os ambientes;
-Usar desumidificador;
-Nunca guardar roupas e sapatos ainda úmidos;
-Manter a ventilação em toda casa, sempre;
-Colocar sílica gel dentro dos armários;
-Pode passar o verniz, com íons de prata anti mofo nas paredes, móveis e guarda-roupas;
-Matar o bolor antes de fazer a limpeza, aspergir água sanitária e deixando por 10 minutos e somente depois limpar.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais