Cidadeverde.com

Imepi realiza vistoria contra fraudes em postos de combustível de Teresina

Imprimir

Equipes do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram nesta quinta-feira (11) vistorias em postos de combustíveis de Teresina. A ação averiguou a existência de possíveis irregularidades nos equipamentos usados nos pontos de abastecimento.  

"Essas fiscalizações acontecem de forma natural. É uma ação de rotina do Imepi. Estamos intensificando essa semana. Já fizemos em vários postos e verificando as não conformidades, que é o termo metrológico que a gente usa", explicou Patrícia Leal, diretora-geral do órgão. 

Na ocasião, os fiscais realizaram testes de metragem para atestar se a quantidade de combustível sinalizada na bomba equivale ao que foi fornecida para o consumidor. “Se você tem dúvida, você pode pedir para o posto a medida de volume e fazer o teste na sua frente”, lembra a diretora. 

"Hoje encontramos um posto que estava com 60 ml menor. Está dentro da margem de tolerância, mas de qualquer forma é um erro, então o consumidor tem que estar atento. Essa medida de volume tem por obrigação ter no posto”, enfatizou Patrícia Leal. 

Demais irregularidades 

Além da medida de volume, a diretora do Imepi alerta os consumidores para uma série de irregularidades que é preciso estar atento ao abastecer seu veículo. “Verifique se a bomba está zerada, lacrada, porque se estiver quebrado é porque a bomba foi violada”, pontuou. 

“Observar também se os dígitos da bomba estão legíveis, se não existe falha e se está legível a quantidade em real e em litros, o nome do combustível. São coisas que devem ser observadas pelo consumidor", enfatizou Patrícia Leal. 

Consumidores podem contactar a ouvidoria do Imepi através do número (86) 9 9456-1921 para fazer denúncias, tirar dúvidas ou fazer reclamações. Caso a fiscalização constate irregularidades, o posto de combustível pode  sofrer multas ou até mesmo ser interditado. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais