Cidadeverde.com

Presidente do Sebrae nacional lança projeto Serras Nordeste

Imprimir
O presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, lança na manhã desta quarta (10) em Teresina o projeto Serras Nordeste – Entre Parques e Opalas. Ele ainda faz visita à Curva São Paulo com o secretário de Fazenda Antônio Neto.
 
 
O roteiro envolve destinos nas cidades de Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí; e Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará; tendo vários empreendimentos atendidos pelo projeto que é uma parceria entre o Sebrae no Piauí e no Ceará; governos estaduais; Programa de Regionalização do Turismo do Ministério de Turismo e prefeituras municipais.
 

Segundo o superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, a iniciativa pretende unir os municípios serranos em uma rota turística diferenciada na região. “Existe uma quantidade boa de turistas que frequentam essas cidades individualmente, mas não como uma integração do roteiro. O que falta é a integração dos hotéis e a capacitação profissional para melhorar o atendimento aos turistas”, analisa.

O projeto tem a intenção de dar visibilidade à uma área do Nordeste pouco conhecida, já que a região é tida como um roteiro natural de praias. Inicialmente, o novo destino possui cachoeiras, grutas, extração de opala, casarios coloniais e um gostoso clima de serra, mas a intenção é de que o projeto se extenda a toda a região serrana nordestina.

AS BELEZAS DO PIAUÍ

Sete Cidades: O Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no Estado do Piauí é uma coleção impressionante de monumentos naturais. São afloramentos rochosos do período Neodevoniano, que estão reunidos em sete grupos, formando sete cidades.

Em quase vinte quilômetros quadrados, o parque apresenta duas mil inscrições e pinturas rupestres gravadas em muralhas, monumentos, estátuas com formas de bichos e pessoas, e castelos de pedra, esculpidos, segundo a versão oficial, pela erosão de milhares de anos.

As figuras representam manifestações celestes e da natureza: o sol, estrelas, círculos dentro de círculos e seres alados.

Piripiri: cidade distante 166 quilômetros de Teresina, e a 191 quilômetros do litoral, com cerca de 60 mil habitantes. O clima na região é ameno.

Piripiri é uma cidade em destaque no Piauí, atraente e acolhedora, sendo um dos mais importantes pólos da indústria de confecção do Estado. É ponto de partida para quem quer visitar o Parque Nacional de Sete Cidades, ou mesmo fazer compras de opalas e redes em Pedro II.

Piracuruca: é um nome indígena que quer dizer "peixe que ronca". A cidade mantém até hoje uma arquitetura colonial e destaca-se pela hospitalidade de sua gente. Uma das atrações da cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, um dos mais antigos templos do Brasil. A igreja data de 1743, quando foi erguida a partir de uma promessa feita pelos irmãos Dantas, que eram portugueses e que estavam em viagem exploradora pelo interior do Brasil.

O templo contém uma arquitetura religiosa brasileira, apresentando uma linha barroca, com cercaduras e ornatos de cantaria de pedra. O Parque Nacional de Sete Cidades está localizado em Piracuruca.

Pedro II: localizada no norte do Piauí, a cidade tem um charme, uma elegância herdada da época da colonização quando o português João Alves Pereira construiu uma capela com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, vinda de Portugal. Era o final do século XVIII e o casario colonial de Pedro II nos leva a viajar no tempo.

Distante 195 quilômetros de Teresina, a cidade também foi abençoada com belezas naturais singulares como o Morro do Gritador e a Cachoeira do Salto Liso.

Pedro II é também reconhecida como a “cidade das opalas”, rara pedra preciosa que reflete as cores do arco-íris e com alto valor no mercado mundial de jóias. É comum andar pela cidade e se deparar com joalherias artesanais.

NO CEARÁ

Tianguá: município capaz de agradar aos amantes das reservas naturais em toda a sua plenitude. Tianguá é ideal para quem adora o contato com a natureza. O Parque Ecológico da Floresta, com a Cachoeira Cana Verde e a Bica do Amor, é um dos principais atrativos naturais. Porém, trilhas ecológicas, mirantes, cultivo de orquídeas e labirintos rochosos também se destacam no roteiro turístico. No parque, o turista pode ainda observar e conhecer a rica fauna da região.

Ubajara: o Parque Nacional de Ubajara é um passeio obrigatório para quem visita a região. As trilhas sinalizadas e, principalmente, a Gruta de Ubajara encantam o turista. A partir do teleférico que conduz o visitante do mirante à entrada da gruta, numa travessia a 535 metros de altura, é possível deparar-se com uma maravilhosa vista panorâmica da encosta da serra. A região representa a beleza da vegetação tropical por conta da Reserva de Mata Atlântica.

Viçosa: uma cidade simples e agradável. Viçosa do Ceará, patrimônio nacional, destaca-se no cenário turístico pela paisagem e por misturar o ecoturismo ao clima agradável da serra, com temperatura média de 23ºC. Quem gosta de aventura, pode encontrar diversas práticas esportivas, como vôo livre, tirolesa e escalada. As trilhas para caminhadas também são um grande atrativo oferecido pelo município, que proporciona ao visitante um visual deslumbrante e o contato integral com a natureza. Nos passeios, é fácil encontrar fontes de águas cristalinas, cachoeiras e quedas d'água. Os caminhos levam ainda a formações rochosas, excelentes para a prática de rapel.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: