Cidadeverde.com

6 alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Uma alimentação saudável é essencial para alcançar um emagrecimento efetivo e duradouro. A qualidade dos alimentos, por exemplo, impacta diretamente no funcionamento do organismo, incluindo o controle do apetite. Por outro lado, existem alimentos que podem ajudar a acelerar o metabolismo e, consequentemente, auxiliar na perda de peso. Isso porque eles possuem nutrientes e propriedades que exigem mais energia do corpo para serem processados, o que aumenta o gasto calórico.

A seguir, a nutricionista Sandra Maria lista 6 alimentos que podem auxiliar no emagrecimento e explica as propriedades deles. Contudo, é importante lembrar que eles não são milagrosos e não funcionam sozinhos. Para emagrecer é necessário manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e adotar hábitos de vida saudáveis.


1. Frutas vermelhas ou arroxeadas

Esse tipo de fruta é um potente antioxidante que pode ajudar a diminuir a gordura da barriga. Mesmo congeladas, tais frutas (como o mirtilo) mantêm a maioria de seus benefícios nutricionais.


2. Linhaça

Com alta concentração de ômega 3, a linhaça reduz o processo inflamatório.


3. Vegetais verdes

Por conterem muitas fibras com baixa carga glicêmica, os vegetais verdes promovem a saciedade.


4. Chá verde

O chá verde é antioxidante, reduz o processo inflamatório e acelera o metabolismo.


5. Especiarias

A ação termogênica da canela, do gengibre, da pimenta e da mostarda eleva a temperatura do organismo, acelerando o metabolismo em até 20%. Por causa da capsaicina (substância responsável pelo sabor picante), as pimentas também ajudam a controlar o desejo por doce.


6. Óleo de coco

-É um triglicerídeo de cadeia média, que auxilia na redução da gordura abdominal porque acelera o metabolismo e a queima de gordura.

-5 erros que atrapalham o emagrecimento:

-Ficar longos intervalos sem se alimentar;

-Excluir nutrientes da dieta, como dietas sem carboidrato;

-Fazer dietas muito restritivas;

-Contar apenas calorias, esquecendo do valor nutricional dos alimentos;

-Não ingerir água.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais